Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39048
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EvaldoEvangelistaLimaJunior_tcc.pdf2,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogo “PLASTQUÍM!” : validação de uma proposta para discussões CTSA por licenciandos em química
Autor(es): Lima Júnior, Evaldo Evangelista da Silva
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Ciência e tecnologia
Educação em ciência
Química - estudo e ensino
Jogos educativos
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 26-Jun-2024
Referência: LIMA JÚNIOR, Evaldo Evangelista da Silva. Jogo “PLASTQUÍM!”: validação de uma proposta para discussões CTSA por licenciandos em química. 2023. iv, 74 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo visa validar um jogo didático de temática principal centrada na questão dos polímeros e lixo plástico por meio da avaliação realizada por um comitê de especialistas composto por estudantes de licenciatura em química da Universidade de Brasília, participantes do Projeto Institucional Residência Pedagógica, subprojeto química. Essa validação em função da articulação do jogo com a educação CTSA, avaliando suas potencialidades e possibilidades de integração em um planejamento didático. A educação CTSA busca ampliar a capacidade crítica do cidadão, estimulando sua participação ativa nas decisões científicas, tecnológicas e socioambientais. Há um crescente interesse em estratégias educacionais inovadoras que envolvam os estudantes de maneira significativa, despertando curiosidade e estimulando a reflexão crítica. Os jogos educacionais e didáticos destacam-se como recursos poderosos para promover a aprendizagem interativa e a construção do conhecimento em sala de aula, apresentando alto potencial motivacional. A pesquisa, de natureza qualitativa, emprega um questionário como instrumento de coleta de dados, abordando hipóteses levantadas durante a proposta. As respostas são categorizadas em cinco áreas de interesse e confrontadas com a análise a priori. A análise posterior revela que o jogo didático "PLASTQUÍM!" caracteriza-se como uma atividade lúdica com potencial para suscitar debates CTSA em sala de aula, alcançando os parâmetros da educação CTS quando articulado em um planejamento didático. Contudo, é crucial notar que, apesar da validação por especialistas, são necessárias mais pesquisas sobre a proposta, incluindo sua aplicação para o público-alvo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.