Título: | Jogo “PLASTQUÍM!” : validação de uma proposta para discussões CTSA por licenciandos em química |
Autor(es): | Lima Júnior, Evaldo Evangelista da Silva |
Orientador(es): | Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias |
Assunto: | Ciência e tecnologia Educação em ciência Química - estudo e ensino Jogos educativos |
Data de apresentação: | 18-Dez-2023 |
Data de publicação: | 26-Jun-2024 |
Referência: | LIMA JÚNIOR, Evaldo Evangelista da Silva. Jogo “PLASTQUÍM!”: validação de uma proposta para discussões CTSA por licenciandos em química. 2023. iv, 74 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente estudo visa validar um jogo didático de temática principal centrada na questão dos polímeros e lixo plástico por meio da avaliação realizada por um comitê de especialistas composto por estudantes de licenciatura em química da Universidade de Brasília, participantes do Projeto Institucional Residência Pedagógica, subprojeto química. Essa validação em função da articulação do jogo com a educação CTSA, avaliando suas potencialidades e possibilidades de integração em um planejamento didático. A educação CTSA busca ampliar a capacidade crítica do cidadão, estimulando sua participação ativa nas decisões científicas, tecnológicas e socioambientais. Há um crescente interesse em estratégias educacionais inovadoras que envolvam os estudantes de maneira significativa, despertando curiosidade e estimulando a reflexão crítica. Os jogos educacionais e didáticos destacam-se como recursos poderosos para promover a aprendizagem interativa e a construção do conhecimento em sala de aula, apresentando alto potencial motivacional. A pesquisa, de natureza qualitativa, emprega um questionário como instrumento de coleta de dados, abordando hipóteses levantadas durante a proposta. As respostas são categorizadas em cinco áreas de interesse e confrontadas com a análise a priori. A análise posterior revela que o jogo didático "PLASTQUÍM!" caracteriza-se como uma atividade lúdica com potencial para suscitar debates CTSA em sala de aula, alcançando os parâmetros da educação CTS quando articulado em um planejamento didático. Contudo, é crucial notar que, apesar da validação por especialistas, são necessárias mais pesquisas sobre a proposta, incluindo sua aplicação para o público-alvo. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Química
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