Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3903
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JacksonBianekdaMotaFerreira.pdf413,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Laboratórios clínicos das unidades de urgência e emergência públicas de Manaus
Autor(es): Ferreira, Jackson Bianek da Mota
Orientador(es): Cartaxo, Mac Amaral
Assunto: Laboratórios médicos
Hospitais - serviço de emergência
Qualidade nos serviços
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 2-Out-2012
Referência: FERREIRA, Jackson Bianek da Mota. Laboratórios clínicos das unidades de urgência e emergência públicas de Manaus. 2012. 46 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A qualidade de um resultado laboratorial está vinculada a utilização de procedimentos, como validação de métodos, controle interno e externo de qualidade, participação em programas de comparação Interlaboratoriais, uso adequado de materiais de referência certificados, dentre outros requisitos. As Unidades de Urgência e Emergência recebem diariamente um fluxo elevado de pessoas acometidas dos mais diversos e complexos problemas de saúde na expectativa de terem seu bem-estar restabelecido. As análises realizadas no laboratório clínico são extremamente importante, por se tratar de um serviço essencial de base ao diagnóstico e tratamento, mas por uma análise desprovida de controle de qualidade poderá induzir o corpo clínico a adotar um procedimento que venha oferecer risco de vida e até o óbito do usuário. O Município de Manaus, segundo dados da SUSAM - Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, hoje conta com uma rede de assistência à saúde que atendem em caráter de Urgência e Emergência composta por três Unidades infantis, o Pronto Socorro da Criança Zona Sul, Leste e Oeste, além de outras duas para atendimento adulto, o Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto e Dr. João Lucio Pereira Machado. Mensurar a Qualidade dos Laboratórios Clínicos que servem a comunidade nas Unidades de Urgência e Emergência públicas de Manaus, não é tarefa fácil dada à complexidade dos fatores envolvidos. Temos hoje as certificações como principais ferramentas para este fim, porém, após análise dos dados percebemos semelhanças, mas principalmente grandes diferenças como a demanda por Unidade, a quantidade de colaboradores para suprir essa demanda, os próprios equipamentos que em algumas Unidades são automatizados e em outras são semiautomatizados, enfim, esses fatores contribuem para que o trabalho não seja distribuído de maneira homogênea entre as Unidades.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons