Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39022
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JosiannePereiraCampos_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarneiro, Rosamaria Giatti-
dc.contributor.authorCampos, Josianne Pereira-
dc.identifier.citationCAMPOS, Josianne Pereira. Gravidez na adolescência e projetos de vida: percepções e experiências das adolescentes do Itapoã Distrito Federal no ano de 2023. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo investigar as noções de maternidade e de projeto de vida de adolescentes grávidas da Região Administrativa Itapoã-DF e de que modo os marcadores de raça/cor e de classe social se destacam em suas experiências. A partir da aplicação de questionário e de entrevista semi-estruturada, foi realizada análise de conteúdo temática por frequência, segundo Bardin, com a finalidade de captar a percepção e experiências das adolescentes em relação à gestação. A partir das entrevistas foram criadas seis categorias de análise, sendo elas: Gestação e vida sexual; Gestação e métodos contraceptivos; Gestação e vida escolar; Gestação e vida familiar; Gestação e realização feminina e Gestação e atendimento no setor saúde. Os resultados mostram uma necessidade na melhoria da discussão sobre sexualidade na adolescência tanto nos serviços de saúde, como no ambiente familiar e escolar. A gestação não é percebida como motivo para interrupção dos projetos futuros das adolescentes, que pretendem seguir com seus projetos educacionais e profissionais, ou retomá-los após o nascimento do filho como projetos paralelos à maternidade. Porém grande parte da amostra adiou planos profissionais ou estudantis por causa da gestação, o que corrobora com os estudos quantitativos da realidade brasileira, que apontam a gestação na adolescência como precursor da evasão escolar e profissional. Apesar dos marcadores de raça/cor e classe social não serem expressos de forma explícita nas narrativas das gestantes como fatores influentes em seu processo gestacional, a maior parte da amostra do estudo se autodeclara preta ou parda e possui baixa renda, corroborando com estudos demográficos que apontam que a maior parte das adolescentes que engravidam no Brasil são pretas/pardas e possuem nível socioeconômico baixo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes (Meninas)pt_BR
dc.titleGravidez na adolescência e projetos de vida : percepções e experiências das adolescentes do Itapoã Distrito Federal no ano de 2023pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-25T15:20:21Z-
dc.date.available2024-06-25T15:20:21Z-
dc.date.submitted2023-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39022-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to investigate the notions of motherhood and life project of pregnant teenagers in the Itapoã-DF Administrative Region and how race/color and social class markers stand out in their experiences. Based on the application of a questionnaire and semi-structured interview, a thematic content analysis was carried out by frequency, according to Bardin, with the aim of capturing the perception and experiences of adolescents in relation to pregnancy. From the interviews, six categories of analysis were created, namely: Pregnancy and sexual life; Pregnancy and contraceptive methods; Pregnancy and school life; Pregnancy and family life; Pregnancy and female fulfillment and Pregnancy and care in the health sector. The results show a need to improve the discussion about sexuality in adolescence both in health services and in the family and school environment. Pregnancy is not perceived as a reason to interrupt the future projects of the teenagers, who intend to continue with their educational and professional projects, or resume them after the birth of the child as projects parallel to motherhood. However, a large part of the sample postponed professional or student plans because of pregnancy, which corroborates quantitative studies of the Brazilian reality, which point to teenage pregnancy as a precursor to school and professional dropout. Although race/color and social class markers are not explicitly expressed in pregnant women's narratives as influential factors in their gestational process, the majority of the study sample declares themselves black or mixed race and has low income, corroborating demographic studies that point out that most teenagers who become pregnant in Brazil are black/brown and have a low socioeconomic level.pt_BR
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.