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dc.contributor.advisorBelisário, Katia Maria-
dc.contributor.authorMonteiro, Nícolas da Silva-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Nícolas da Silva. A invisibilidade vai na bag: o impacto da comunicação violenta no cotidiano dos entregadores do aplicativo iFood. 2023. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs transformações nas relações de trabalho na sociedade neoliberal, evidenciadas nas formas de trabalho uberizado e plataformizado, têm imprimido constantes precarizações e violências no cotidiano dos trabalhadores. Nesse contexto, esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar o impacto da comunicação violenta no cotidiano e nas vivências dos entregadores do aplicativo iFood. A questão de pesquisa que guia este estudo é: qual é o impacto da comunicação violenta no cotidiano dos entregadores do aplicativo iFood e em suas experiências enquanto exercem suas atividades? A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica, recorrendo a autoras e autores que tratam de comunicação, comunicação organizacional e comunicação violenta, uberização e plataformização do trabalho. Também foi feita uma análise de conteúdo das reportagens veiculadas no portal G1 sobre incidentes de violência contra entregadores de iFood no período compreendido entre janeiro de 2020 e setembro de 2023. Com o intuito de enriquecer essa discussão a partir do próprio discurso dos entregadores, realizou-se, ainda, quatro entrevistas em profundidade com entregadores do aplicativo que atuam no Distrito Federal. Essas análises possibilitaram observar, dentre outras questões, que na relação entre cliente-agressor e entregador-vítima há uma comunicação violenta, permeada por julgamentos e preconceitos de classe social e de cor e raça. Ademais, os discursos dos entregadores sinalizam uma rotina de trabalho precarizada e um distanciamento da organização iFood, com transferência de responsabilidades e encargos para os trabalhadores. Os resultados obtidos são discutidos à luz da literatura e do contexto atual.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordRelações trabalhistaspt_BR
dc.subject.keywordAplicativo de entrega de deliverypt_BR
dc.titleA invisibilidade vai na bag : o impacto da comunicação violenta no cotidiano dos entregadores do aplicativo iFoodpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-25T11:38:27Z-
dc.date.available2024-06-25T11:38:27Z-
dc.date.submitted2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39008-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The transformations in labor relations in neoliberal society, highlighted in the forms of uberized and platformized work, have consistently imposed precarious conditions and violence in the daily lives of workers. In this context, this monograph aims to analyze the impact of violent communication on the daily lives and experiences of iFood delivery drivers. The research question guiding this study is: what is the impact of violent communication on the daily lives of iFood delivery drivers and on their experiences while carrying out their activities? The adopted methodology was based on literature review, drawing on authors addressing communication, organizational communication, violent communication, work uberization, and platformization. Additionally, a content analysis of reports published on the G1 portal regarding incidents of violence against iFood delivery drivers was conducted, covering the period from January 2020 to September 2023. To further enrich this discussion through the drivers' own discourse, four in-depth interviews were also conducted with iFood delivery drivers operating in the Distrito Federal. These analyses allowed the observation, among other issues, that in the customer-aggressor and delivery driver- victim relationship, there is a communication marked by judgments and prejudices related to social class, color, and race. Furthermore, the drivers' discourses indicate a precarious work routine and a distancing from the iFood organization, with a transfer of responsibilities and burdens to the workers. The obtained results are discussed in the light of existing literature and the current context.+pt_BR
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