Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39006
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_NathaliaSousaDeLima_tcc.pdf585,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos discursos sobre equidade de gênero dentro de organização tecnológica
Autor(es): Lima, Nathália Sousa de
Orientador(es): Curvello, João José Azevedo
Assunto: Gênero - equidade
Análise de discurso
Tecnologia
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 25-Jun-2024
Referência: LIMA, Nathália Sousa de. Análise dos discursos sobre equidade de gênero dentro de organização tecnológica. 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A Equidade de gênero é um tema que vem sendo discutido pelo mercado há algum tempo, apesar de ser uma pauta há muito tempo levantada pelo movimento feminista. Apesar disso, muitas organizações só começaram a levantar o tema para dentro delas recentemente orientadas pelas diretrizes ESG, mas para promover essa mudança cultural é necessário comunicar. Nesse ponto a Comunicação Interna se torna necessária para perpassar os conhecimentos e promover mudanças atitudinais através de seus próprios discursos para que a organização como um todo possa sentir e engajar com os novos direcionamentos. Diante de tal fato, nessa monografia, analisamos 22 matérias publicadas entre julho de 2020 e março de 2022, que tinham como tema a promoção de equidade de gênero dentro da organização com a intenção de entender, através da análise de discurso quais são as relações de poder, conteúdos e formas de comunicação que se mantiveram e as que se alteraram ao decorrer de todo esse processo comunicacional da organização. O processo de análise dessas matérias se deu a partir da teoria de análise de discurso e mudança social de Fairclough (2001) e com as recomendações de Bardin (2009) no que diz respeito às categorias e análise de conteúdo. A partir dessas teorias observamos que apesar dessas matérias trazerem uma linguagem acessível, seu discurso ainda é pautado em marcação de poder por hierarquias e no que se refere, especificamente, à equidade de gênero há uma preocupação exacerbada com os números da representatividade feminina dentro da organização em detrimento de mudanças estruturais efetivas para a criação desse ambiente mais equânime.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.