Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Machado, Patrícia Fernandes Lootens | - |
dc.contributor.author | Fujishima, André Caeiro | - |
dc.identifier.citation | FUJISHIMA, André Caeiro. Saberes populares na educação CTS: analisando práticas pedagógicas. 2023. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar as articulações entre a Educação CTS e os saberes populares em propostas de sala de aula de química, em publicações de eventos e periódicos reconhecidos pela área de ensino de ciências. Primeiramente foram apresentados alguns conceitos a respeito
dos saberes populares, demonstrando sua grande presença em algumas partes da sociedade e sua importância para o mundo moderno. Em sequência, falamos sobre a Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade, um pouco de sua história e características, também relacionando às ideias de uma educação freireana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir de uma análise bibliográfica para acessar o que há de sistematizado
quando Educação CTS e saberes populares articulados em aulas de ciências. Para isso, fizemos uma busca em publicações de trabalhos de eventos científicos e periódicos de ensino de ciências. Acessamos as palavras-chave e fizemos a leitura de resumos, encontrando ao final quatro trabalhos. Para analisar os artigos, identificamos parâmetros que são comuns tanto à Educação CTS como ao ensino de ciências perpassado por saberes populares, são eles: contribuições sociais; resolução de problemas e ressignificação de valores. Cada parâmetro foi brevemente explicado e, em seguida, foram realizadas as análises. Os trabalhos apresentaram motivações em comum, uma variedade de saberes populares e suas atribuições, porém demonstrou uma lacuna no parâmetro ressignificação de valores. Acreditamos que uma contribuição importante deste TCC é também apontar os saberes populares na conscientização ambiental. Este trabalho foi de grande importância para mim não só para aprofundar o conhecimento no ensino CTS como também enxergar diversas oportunidades de atividades diferentes em sala de aula usando os saberes populares como base. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em ciência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência e tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saberes populares | pt_BR |
dc.title | Saberes populares na educação CTS : analisando práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-21T17:03:10Z | - |
dc.date.available | 2024-06-21T17:03:10Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38976 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
|