Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38976
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AndreCaeiroFujishima_tcc.pdf490,84 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Patrícia Fernandes Lootens-
dc.contributor.authorFujishima, André Caeiro-
dc.identifier.citationFUJISHIMA, André Caeiro. Saberes populares na educação CTS: analisando práticas pedagógicas. 2023. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar as articulações entre a Educação CTS e os saberes populares em propostas de sala de aula de química, em publicações de eventos e periódicos reconhecidos pela área de ensino de ciências. Primeiramente foram apresentados alguns conceitos a respeito dos saberes populares, demonstrando sua grande presença em algumas partes da sociedade e sua importância para o mundo moderno. Em sequência, falamos sobre a Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade, um pouco de sua história e características, também relacionando às ideias de uma educação freireana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir de uma análise bibliográfica para acessar o que há de sistematizado quando Educação CTS e saberes populares articulados em aulas de ciências. Para isso, fizemos uma busca em publicações de trabalhos de eventos científicos e periódicos de ensino de ciências. Acessamos as palavras-chave e fizemos a leitura de resumos, encontrando ao final quatro trabalhos. Para analisar os artigos, identificamos parâmetros que são comuns tanto à Educação CTS como ao ensino de ciências perpassado por saberes populares, são eles: contribuições sociais; resolução de problemas e ressignificação de valores. Cada parâmetro foi brevemente explicado e, em seguida, foram realizadas as análises. Os trabalhos apresentaram motivações em comum, uma variedade de saberes populares e suas atribuições, porém demonstrou uma lacuna no parâmetro ressignificação de valores. Acreditamos que uma contribuição importante deste TCC é também apontar os saberes populares na conscientização ambiental. Este trabalho foi de grande importância para mim não só para aprofundar o conhecimento no ensino CTS como também enxergar diversas oportunidades de atividades diferentes em sala de aula usando os saberes populares como base.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação em ciênciapt_BR
dc.subject.keywordCiência e tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordSaberes popularespt_BR
dc.titleSaberes populares na educação CTS : analisando práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-21T17:03:10Z-
dc.date.available2024-06-21T17:03:10Z-
dc.date.submitted2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38976-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.