Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38972
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MariaEduardaAlvesPereira_tcc.pdf431,3 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Daniela da Silva-
dc.contributor.authorPereira, Maria Eduarda Alves Limiro-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Eduarda Alves Limiro. A repercussão psicossocial da pandemia de Covid-19 no cotidiano de estudantes de terapia ocupacional: uma revisão integrativa. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEm razão da pandemia de Covid-19 e das medidas de distanciamento social, como fechamento de instituições de ensino e ambientes comerciais, toques de recolher e lockdown, as universidades e seus estudantes precisaram se adaptar a uma nova rotina de estudo. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a literatura científica sobre as principais repercussões psicossociais ocasionadas pela pandemia no cotidiano de estudantes universitários dos cursos de Terapia Ocupacional no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada na base de dados Periódicos CAPES. Foi realizada uma análise qualitativa dos artigos, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Foram incluídos e analisados seis artigos. Os estudos evidenciaram diferentes repercussões psicossociais ocasionadas pela pandemia de Covid-19 em estudantes de Terapia Ocupacional, como altos índices de ansiedade, depressão e estresse, além de que a que a virtualização das aulas provocou alterações negativas no rendimento acadêmico, sendo necessária a criação de estratégias de acolhimento para os estudantes. A presente pesquisa mostrou que as mudanças de cotidiano, provocadas pela pandemia, se relacionam com impactos no sofrimento psíquico e no desempenho acadêmico do público estudado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.titleA repercussão psicossocial da pandemia de Covid-19 no cotidiano de estudantes de terapia ocupacional : uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-21T15:42:26Z-
dc.date.available2024-06-21T15:42:26Z-
dc.date.submitted2023-02-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38972-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Due to the Covid-19 pandemic and social distancing measures, such as the closure of educational institutions and commercial environments, curfews and lockdown, universities and their students had to adapt to a new study routine. This research aims to analyze the scientific literature on the main psychosocial repercussions caused by the pandemic in the daily life of university students of Occupational Therapy courses in Brazil. This is an integrative literature review, carried out in the Periódicos CAPES database. A qualitative analysis of the articles was carried out, according to the inclusion and exclusion criteria. Six articles were included and analyzed. The studies showed different psychosocial repercussions caused by the Covid-19 pandemic in Occupational Therapy students, such as high levels of anxiety, depression and stress, in addition to the fact that the virtualization of classes caused negative changes in academic performance, requiring the creation of host strategies for students. The present research showed that the changes in everyday life, caused by the pandemic, are related to the impacts on psychological distress and on the academic performance of the studied public.pt_BR
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.