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2023_LudmilaDaConceicaoDourado_tcc.pdf367,15 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorGregorutti, Carolina Cangemi-
dc.contributor.authorDourado, Ludmila da Conceição-
dc.identifier.citationDOURADO, Ludmila da Conceição. O impacto das terapias na rotina de crianças com transtorno do espectro do autismo: um relato de experiência. 2023. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Ao entrar em contato com o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), pode haver uma alteração significativa na dinâmica familiar e uma quebra na idealização e planejamento de futuro que os pais e/ou cuidadores familiares tinham, a partir disso há uma busca por intervenções que auxiliem na melhora dos sinais e sintomas ocasionados pelo TEA. Objetivo: Revelar possíveis consequências acerca de intervenções terapêuticas na rotina de crianças com TEA, buscando identificar e descrever as razões pelas quais os familiares e as crianças podem apresentar sobrecarga emocional e física. Método: trata-se de um relato de experiência onde será utilizada a Sistematização de Experiência em cinco tempos com o propósito de: apresentação do ponto de partida, definição do objetivo, resgate do processo vivido, análise do processo e obtenção de desfechos, juntamente com um breve levantamento bibliográfico para fundamentação o estudo, buscando compreender os motivos da grande quantidade de terapias na rotina de crianças com TEA. Resultado e Discussão: Após um breve levantamento bibliográfico foi possível identificar e descrever 14 artigos que versam sobre a temática. A partir das necessidades das crianças e das intervenções que as famílias são inseridas, pode-se evidenciar o quanto a grande quantidade de terapias aliada com a falta de lazer, ruptura das necessidades reais que são o brincar, estudar, descanso e atividades satisfatórias dentro da rotina da criança com TEA podem causar uma possível sobrecarga emocional. Conclusão: Os sentimentos que envolvem as famílias de crianças com autismo são multifatoriais e podem ocasionar uma agenda extensa de atividades para estas crianças. A partir do método citado foi verificado que há estudos abordando sobre intervenções e procedimentos da Terapia Ocupacional com crianças com TEA que descrevem sobre as intervenções, mas eles não possuem folego suficiente na discussão sobre o impacto gerado em suas ocupações e não demonstram preocupação com as necessidades socioemocionais das crianças, portanto, sugere-se estudos futuros que busquem contemplar tal temática.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.keywordFamílias de doentespt_BR
dc.titleO impacto das terapias na rotina de crianças com transtorno do espectro do autismo : um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeThe impact of therapies on the routine of children with Autism Spectrum Disorder : an experience reportpt_BR
dc.title.alternativeEl impacto de las terapias en la rutina de los niños con trastorno del espectro autista: un informe de experienciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-21T15:06:00Z-
dc.date.available2024-06-21T15:06:00Z-
dc.date.submitted2023-02-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38970-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Introduction: When having contact with the diagnosis of Autism Spectrum Disorder (ASD), there may be a significant change in family dynamics and a breakdown in the idealization and future planning that parents and/or family caregivers had, from that there is a search for interventions that help in improving the signs and symptoms caused by ASD. Objective: Reveal possible consequences about therapeutic interventions in the routine of children with ASD, seeking to identify and describe the reasons why family members and children may present emotional and physical overload. Method: this is an experience report where will be used the five times Systematization of Experience with the purpose of: presentation of the starting point, definition of the objective, rescue of the process experienced, analysis of the process and obtaining outcomes, together with a brief bibliographic survey to support the study, seeking to understand the reasons for the large number of therapies in the routine of children with ASD. Result and Discussion: After a brief bibliographic survey, it was possible to identify and describe 14 articles that discuss with the theme. Based on the needs of the children and the interventions that families are inserted, it can be evidenced how much the large amount of therapies combined with lack of leisure, disruption of the real needs that are: playing, studying, resting and satisfactory activities within the routine of the child with ASD can cause a possible emotional overload. Conclusion: The feelings that involve the families of children with autism are multifactorial and can lead to an extensive schedule of activities for these children. From the aforementioned method, it was verified that there are studies addressing occupational therapy interventions and procedures with children with ASD that describe the interventions, but they don’t have enough breath in the discussion about the impact created in their occupations and don’t concern with the socio-emotional needs of children, therefore, it is suggested future studies that seek to contemplate this theme.pt_BR
dc.description.abstract2Introducción: Al contactar con el diagnóstico de Trastorno del Espectro Autista (TEA), puede haber un cambio significativo en la dinámica familiar y una ruptura en la idealización y planificación futura que tenían los padres y/o cuidadores familiares, a partir de esto se busca intervenciones que ayuden a mejorar los signos y síntomas causados por el TEA. Objetivo: Revelar las posibles consecuencias de las intervenciones terapéuticas en la rutina de los niños con TEA, buscando identificar y describir las razones por las cuales los miembros de la familia y los niños pueden presentar sobrecarga emocional y física. Método: se trata de un relato de experiencia donde se utilizará la Sistematización de la Experiencia en cinco tiempos con el propósito de: presentación del punto de partida, definición del objetivo, rescate del proceso experimentado, análisis del proceso y obtención de resultados, junto con una breve encuesta bibliográfica para apoyar el estudio, buscando comprender las razones de la gran cantidad de terapias en la rutina de niños con TEA. Resultado y discusión: Después de una breve levantamiento bibliográfica, fue posible identificar y describir 14 artículos que tratan el tema. A partir de las necesidades de los niños y de las intervenciones que se insertan en las familias, se puede evidenciar hasta qué punto la gran cantidad de terapias combinadas con la falta de ocio, la interrupción de las necesidades reales que están jugando, estudiando, descansando y las actividades satisfactorias dentro de la rutina del niño con TEA pueden causar una posible sobrecarga emocional. Conclusión: Los sentimientos que involucran a las familias de niños con autismo son multifactoriales y pueden conducir a un extenso programa de actividades para estos niños. A partir del método antes mencionado, se verificó que existen estudios que abordan intervenciones y procedimientos de terapia ocupacional con niños con TEA que describen las intervenciones, pero no tienen suficiente folego en la discusión sobre el impacto generado en sus ocupaciones y no se preocupan por las necesidades socioemocionales de los niños, por lo tanto, se sugiere futuros estudios que busquen contemplar este tema.pt_BR
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