Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gregorutti, Carolina Cangemi | - |
dc.contributor.author | Dourado, Ludmila da Conceição | - |
dc.identifier.citation | DOURADO, Ludmila da Conceição. O impacto das terapias na rotina de crianças com transtorno do espectro do autismo: um relato de experiência. 2023. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Ao entrar em contato com o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA),
pode haver uma alteração significativa na dinâmica familiar e uma quebra na idealização e
planejamento de futuro que os pais e/ou cuidadores familiares tinham, a partir disso há uma busca por
intervenções que auxiliem na melhora dos sinais e sintomas ocasionados pelo TEA. Objetivo: Revelar
possíveis consequências acerca de intervenções terapêuticas na rotina de crianças com TEA, buscando
identificar e descrever as razões pelas quais os familiares e as crianças podem apresentar sobrecarga
emocional e física. Método: trata-se de um relato de experiência onde será utilizada a Sistematização
de Experiência em cinco tempos com o propósito de: apresentação do ponto de partida, definição do
objetivo, resgate do processo vivido, análise do processo e obtenção de desfechos, juntamente com
um breve levantamento bibliográfico para fundamentação o estudo, buscando compreender os motivos
da grande quantidade de terapias na rotina de crianças com TEA. Resultado e Discussão: Após um
breve levantamento bibliográfico foi possível identificar e descrever 14 artigos que versam sobre a
temática. A partir das necessidades das crianças e das intervenções que as famílias são inseridas,
pode-se evidenciar o quanto a grande quantidade de terapias aliada com a falta de lazer, ruptura das
necessidades reais que são o brincar, estudar, descanso e atividades satisfatórias dentro da rotina da
criança com TEA podem causar uma possível sobrecarga emocional. Conclusão: Os sentimentos que
envolvem as famílias de crianças com autismo são multifatoriais e podem ocasionar uma agenda
extensa de atividades para estas crianças. A partir do método citado foi verificado que há estudos
abordando sobre intervenções e procedimentos da Terapia Ocupacional com crianças com TEA que
descrevem sobre as intervenções, mas eles não possuem folego suficiente na discussão sobre o
impacto gerado em suas ocupações e não demonstram preocupação com as necessidades
socioemocionais das crianças, portanto, sugere-se estudos futuros que busquem contemplar tal
temática. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Famílias de doentes | pt_BR |
dc.title | O impacto das terapias na rotina de crianças com transtorno do espectro do autismo : um relato de experiência | pt_BR |
dc.title.alternative | The impact of therapies on the routine of children with Autism Spectrum Disorder : an experience report | pt_BR |
dc.title.alternative | El impacto de las terapias en la rutina de los niños con trastorno del espectro autista: un informe de experiencia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-21T15:06:00Z | - |
dc.date.available | 2024-06-21T15:06:00Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38970 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: When having contact with the diagnosis of Autism Spectrum Disorder (ASD), there may
be a significant change in family dynamics and a breakdown in the idealization and future planning that
parents and/or family caregivers had, from that there is a search for interventions that help in improving
the signs and symptoms caused by ASD. Objective: Reveal possible consequences about therapeutic
interventions in the routine of children with ASD, seeking to identify and describe the reasons why family
members and children may present emotional and physical overload. Method: this is an experience
report where will be used the five times Systematization of Experience with the purpose of: presentation
of the starting point, definition of the objective, rescue of the process experienced, analysis of the process
and obtaining outcomes, together with a brief bibliographic survey to support the study, seeking to
understand the reasons for the large number of therapies in the routine of children with ASD. Result
and Discussion: After a brief bibliographic survey, it was possible to identify and describe 14 articles
that discuss with the theme. Based on the needs of the children and the interventions that families are
inserted, it can be evidenced how much the large amount of therapies combined with lack of leisure,
disruption of the real needs that are: playing, studying, resting and satisfactory activities within the
routine of the child with ASD can cause a possible emotional overload. Conclusion: The feelings that
involve the families of children with autism are multifactorial and can lead to an extensive schedule of
activities for these children. From the aforementioned method, it was verified that there are studies
addressing occupational therapy interventions and procedures with children with ASD that describe the
interventions, but they don’t have enough breath in the discussion about the impact created in their
occupations and don’t concern with the socio-emotional needs of children, therefore, it is suggested
future studies that seek to contemplate this theme. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Introducción: Al contactar con el diagnóstico de Trastorno del Espectro Autista (TEA), puede haber un
cambio significativo en la dinámica familiar y una ruptura en la idealización y planificación futura que
tenían los padres y/o cuidadores familiares, a partir de esto se busca intervenciones que ayuden a
mejorar los signos y síntomas causados por el TEA. Objetivo: Revelar las posibles consecuencias de las
intervenciones terapéuticas en la rutina de los niños con TEA, buscando identificar y describir las razones
por las cuales los miembros de la familia y los niños pueden presentar sobrecarga emocional y física.
Método: se trata de un relato de experiencia donde se utilizará la Sistematización de la Experiencia en
cinco tiempos con el propósito de: presentación del punto de partida, definición del objetivo, rescate del
proceso experimentado, análisis del proceso y obtención de resultados, junto con una breve encuesta
bibliográfica para apoyar el estudio, buscando comprender las razones de la gran cantidad de terapias
en la rutina de niños con TEA. Resultado y discusión: Después de una breve levantamiento
bibliográfica, fue posible identificar y describir 14 artículos que tratan el tema. A partir de las necesidades
de los niños y de las intervenciones que se insertan en las familias, se puede evidenciar hasta qué punto
la gran cantidad de terapias combinadas con la falta de ocio, la interrupción de las necesidades reales
que están jugando, estudiando, descansando y las actividades satisfactorias dentro de la rutina del niño
con TEA pueden causar una posible sobrecarga emocional. Conclusión: Los sentimientos que involucran
a las familias de niños con autismo son multifactoriales y pueden conducir a un extenso programa de
actividades para estos niños. A partir del método antes mencionado, se verificó que existen estudios que
abordan intervenciones y procedimientos de terapia ocupacional con niños con TEA que describen las
intervenciones, pero no tienen suficiente folego en la discusión sobre el impacto generado en sus
ocupaciones y no se preocupan por las necesidades socioemocionales de los niños, por lo tanto, se
sugiere futuros estudios que busquen contemplar este tema. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
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