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dc.contributor.advisorFarias, Magno Nunes-
dc.contributor.authorSilva, Brenda de Jesus Martins Soares-
dc.identifier.citationSILVA, Brenda de Jesus Martins Soares. Racismo em trajetórias de vida e os encontros com uma estudante de terapia ocupacional negra. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo compreender como o racismo influencia na prática da terapia ocupacional, tendo como metodologia a sistematização de relatos e a “escrevivência”, que juntas partilham a evidenciação de experiências e seus reflexos nos processos coletivos, promovendo discussões e aprendizagens importantes para a promoção social. A partir de três relatos de intervenções terapêutico-ocupacionais, todas vivenciadas em Brasília. Sendo o primeiro, uma criança negra de 8 anos com Transtorno do Espectro Autista, em um contexto de clínica privada voltada para a média complexidade. O segundo, um adolescente negro de 17 anos em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (contexto público), sendo uma unidade que compõe a Rede de Atenção Psicossocial. E o terceiro, um adulto negro de 22 anos, em um contexto de clínica privada psiquiátrica especializada em saúde mental. Por meio deles, discute-se os efeitos e a sutileza do racismo cotidiano, com o objetivo de compreender suas consequências na construção da identidade negra, seu impacto na autoestima, na participação social, na emancipação e como se concede no processo de identificação e na relação terapêutico-ocupacional. Como resultado, ressalva-se a intervenção da terapia ocupacional como potencializadora da identidade, da justiça social, da promoção de saúde e da produção de uma educação e consciência antirracista, em que se compreende o contexto do sujeito como fator importante do adoecimento, mas principalmente, como meio de ressignificar o cuidado, o empoderamento e o existir.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordRelações étnico-raciaispt_BR
dc.titleRacismo em trajetórias de vida e os encontros com uma estudante de terapia ocupacional negrapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-21T12:11:37Z-
dc.date.available2024-06-21T12:11:37Z-
dc.date.submitted2023-02-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38960-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to understand how racism influences the practice of Occupational Therapy, using as a methodology the systematization of reports and "writing", thoughts about share the disclosure of experiences and their reflections in collective processes, promoting discussions and important lessons for social promotion. From three reports of therapeutic-occupational interventions, all experienced in Brasilia. The first being an 8-year-old black child with Autistic Spectrum Disorder, in a private clinic context focused on medium complexity. The second, a 17-year-old black teenager in a Psychosocial Care Center for Children and Adolescents (public context), being a unit that makes up the Psychosocial Care Network. And the third, a 22-year-old black adult, in the context of a private psychiatric clinic specializing in mental health. Through them, the effects and subtlety of everyday racism are then discussed, in order to understand its consequences in the construction of black identity, its impact on self-esteem, on participation social, emancipation and how it is granted in the identification process and in the therapeutic-occupational relationship. As a result, the intervention of occupational therapy is highlighted as a potential for identity, social justice, health promotion and the production of an anti-racist professional education and awareness, in which the subject's context is understood as an important factor in the illness, but mainly, as a means of re-signifying care, empowerment and existence.pt_BR
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



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