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Título: Conceito bobath, terapia ocupacional e infância : uma revisão integrativa de literatura
Autor(es): Maia, Beatriz Alvim
Orientador(es): Lins, Sarah Raquel Almeida
Assunto: Infância
Pediatria
Data de apresentação: 18-Jul-2023
Data de publicação: 21-Jun-2024
Referência: MAIA, Beatriz Alvim. Conceito bobath, terapia ocupacional e infância: uma revisão integrativa de literatura. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Introdução: O conceito neuroevolutivo utiliza uma proposta de resolução de problemas para indivíduos com alterações no sistema nervoso central, que apresentam comprometimentos de funções, controle postural e de movimentos. O terapeuta ocupacional é um dos profissionais que utiliza esse conceito em sua prática, entretanto, pouco se sabe sobre a existência de estudos que abordem sobre a utilização do conceito por este profissional. Objetivo: Compreender a realidade das publicações acerca da utilização do conceito Bobath na Terapia Ocupacional junto ao público infantil. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, do tipo qualitativa descritiva, que considerou estudos nacionais e internacionais publicados em periódicos da área de Terapia Ocupacional, sem delimitação de tempo de publicações. Resultados e Discussões: Os resultados revelaram que os estudos foram publicados entre o ano de 2014 e 2021, e a maioria deles aborda práticas realizadas junto a crianças com paralisia cerebral. Discute-se sobre a importância da realização de novas reflexões sobre a atuação do terapeuta ocupacional junto ao público infantil, especialmente por meio da realização de relatos de experiências. Considerações Finais: Considera-se que deva ocorrer mais estudos da atuação do Terapeuta Ocupacional com o foco no uso do Conceito Bobath com o público infantil, com o intuito de aprofundar os conhecimentos relacionados ao tema buscando mais descrições da prática e métodos usados.
Abstract: Introduction: TheBobath neuroevolutionary concept uses a problem-solving proposal for individuals with changes in the central nervous system, who have compromised functions, postural and movement control. The occupational therapist is one of the professionals who use this concept in their practice, however, little is known about the existence of studies that address the use of the concept by this professional. Objective: To understand the reality of publications about the use of the Bobath concept in Occupational Therapy with children. Methodology: This is an integrative literature review, of the descriptive qualitative type, which considered national and international studies published in journals in the field of Occupational Therapy, without delimitation of publication time. Results and Discussion: The results revealed that the studies were published between 2014 and 2021, and most of them address practices performed with children with cerebral palsy. It discusses the importance of carrying out new reflections on the work of the occupational therapist with the child audience, especially through the realization of experience reports. Final Considerations: It is considered that there should be more studies of the Occupational Therapist's performance with a focus on the use of the Bobath Concept with children, with the aim of deepening the knowledge related to the subject, seeking more descriptions of the practice and methods used.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.
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