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dc.contributor.advisorLins, Sarah Raquel Almeida-
dc.contributor.authorPinho, Anna Beatriz Araújo de-
dc.identifier.citationPINHO, Anna Beatriz Araújo de. Uso da tecnologia assistiva por terapeutas ocupacionais para inclusão escolar: revisão integrativa da literatura. 2023. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: No ano de 2018 o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), reconheceu a Terapia Ocupacional no contexto escolar como uma especialidade. Tal reconhecimento contribuiu para o fortalecimento da atuação da profissão que utiliza diversas estratégias para a promoção da inclusão escolar. Dentre estas estratégias tem-se a utilização da tecnologia assistiva e entende-se a importância de conhecer a realidade das publicações acerca da temática. Objetivo: Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é identificar a realidade atual das publicações que envolvem a utilização de tecnologia assistiva por terapeutas ocupacionais para a promoção da inclusão escolar. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, a busca ocorreu por meio da plataforma Cafe, nos periódicos da CAPES, onde foi utilizado um formulário para a coleta de dados. Para realizar o levantamento dos artigos foram utilizadas as palavras-chave: “educação”, “inclusão escolar”, “terapia ocupacional” e “tecnologia assistiva”, combinados com o operador booleano AND. Os dados foram analisados em tabelas no formato do Excel e posteriormente de forma descritiva. Resultados e discussão: Foram analisados seis artigos que abordavam sobre o tema em questão. Metade dos estudos abordavam sobre o uso da TA junto a pessoas com deficiência e metade foram publicados em revistas especificas de TO. Quanto as metodologias dos estudos apresentam-se duas revisões, uma bibliográfica e outra integrativa, duas pesquisas qualitativas, um estudo quantiquali e um relato de experiência. Percebeu-se que os estudos foram publicados a menos de 10 anos, todos apontam sobre o retorno positivo do uso da TA na escola, além de apontarem que a indicação, o treino e o acompanhamento do uso da TA precisam ser contínuos. Conclusão: Espera-se que este estudo possa contribuir para a reflexão acerca da utilização da tecnologia assistiva como estratégia da Terapia Ocupacional para a promoção da inclusão escolar, além de estimular pesquisas na área, a fim de ofertar maiores evidências sobre o assunto e favorecer profissionais, pesquisadores e estudantes, fortalecendo a área da Terapia Ocupacional no contexto da educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titleUso da tecnologia assistiva por terapeutas ocupacionais para inclusão escolar : revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-21T11:33:41Z-
dc.date.available2024-06-21T11:33:41Z-
dc.date.submitted2023-02-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38958-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Introduction: In 2018, the Federal Council of Physical Therapy and Occupational Therapy (COFFITO) recognized Occupational Therapy in the school context as a specialty. Such recognition contributed to the strengthening of the profession's performance that uses several strategies for the promotion of school inclusion. Among these strategies is the use of assistive technology, and it is understood the importance of knowing the reality of the publications about the theme. Objective: Thus, the purpose of this research is to identify the current reality of publications involving the use of assistive technology by occupational therapists to promote school inclusion. Methodology: This is an integrative literature review; the search was carried out using the Cafe platform, in CAPES journals, where a form was used for data collection. To survey the articles the following keywords were used: "education", "school inclusion", "occupational therapy" and "assistive technology", combined with the Boolean operator AND. The data were analyzed in tables in Excel format and then descriptively. Results and discussion: Six articles that addressed the theme in question were analyzed. Half of the studies addressed the use of AT with people with disabilities and half were published in specific Occupational Therapy journals. As for the methodologies of the studies, two reviews were presented, one bibliographic and the other integrative, two qualitative researches, one quantitative study and an experience report. It was noticed that the studies were published less than 10 years ago, all of them point to the positive return of the use of AT at school, besides pointing out that the indication, training and monitoring of the use of AT need to be continuous. Conclusion: It is hoped that this study can contribute to reflection about the use of assistive technology as a strategy of Occupational Therapy for the promotion of school inclusion, in addition to stimulating research in the area, in order to offer greater evidence on the subject and favor professionals, researchers and students, strengthening the area of Occupational Therapy in the context of education.pt_BR
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



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