Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38951
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SabrinaCoutoFerrazSalles_tcc.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Brucelose em bovinos e bubalinos no Distrito Federal, 2022
Autor(es): Salles, Sabrina Couto Ferraz
Orientador(es): Gonçalves, Vítor Salvador Picão
Assunto: Bovino - doenças
Vacinação de animais
Brucelose em animais
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 20-Jun-2024
Referência: SALLES, Sabrina Couto Ferraz. Brucelose em bovinos e bubalinos no Distrito Federal, 2022. 2023. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A brucelose é uma doença de distribuição mundial que acarreta grandes prejuízos econômicos. Para conter essa zoonose foi criado, no Brasil, o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal, que tem como objetivo a redução da prevalência e da incidência de novos focos de brucelose e de tuberculose, buscando a erradicação das doenças. Em 2015, a prevalência de focos de brucelose no Distrito Federal foi estimada em 3,1% (IC 95%: 1,31%; 4,9%). Os dados de monitoramento da doença da Defesa Agropecuária do Distrito Federal (DF) indicaram que durante o ano de 2022 foram testados 3.565 animais de 78 propriedades locais, das quais 9 foram diagnosticadas como focos de brucelose. Estes testes de vigilância de rotina, feitos pelos médicos veterinários habilitados, alcançaram cerca de 3% das propriedades existentes na unidade Federativa no ano de 2022, na maioria dos casos a motivação para a realização dos testes foi a exigência de atestado negativo para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). Para aprimorar o controle da Brucelose Bovina no DF é importante que, além das medidas de rotina, seja implantada a busca ativa de focos, com o devido saneamento destes, de forma sustentada. Também deverão ser incentivadas as ações de educação sanitária junto ao produtor rural para evitar a disseminação da doença.
Abstract: Brucellosis is a worldwide distributed disease which causes great economic loss. In order to contain this zoonosis in Brazil, a nation-wide control and eradication program was created, the “Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal”, which aims to reduce the prevalence and incidence of new cases of brucellosis and tuberculosis. In 2015 the prevalence of brucellosis in the Brazilian Federal District was estimated 3,1%. Data from the Federal District indicated that during the year 2022, 3.565 animals from 78 local properties were tested, almost 3% of existing properties in the Distrito Federal. In most cases the motivation for these tests where the necessity of negative results for the Guia de Trânsito Animal. For improvement of the Brucellosis control it´s important to increase the active search for cases with the subsequent elimination of the positive animals. It is also required that educational programs for rural producers are encouraged, so as to prevent the disease on Distrito Federal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Medicina Veterinária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.