Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38921
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LauraCostaBarreto_tcc.pdf10,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Torcida e paixão : uma análise sobre o marketing da Coca-Cola no Revezamento da Tocha Olímpica RIO 2016
Autor(es): Barreto, Laura Costa
Orientador(es): Batista, Beatriz Beraldo
Assunto: Comunicação
Patrocínio esportivo
Marketing
Rio 2016 (Olimpíadas) - planejamento
Data de apresentação: 20-Jul-2023
Data de publicação: 19-Jun-2024
Referência: BARRETO, Beatriz Beraldo. Torcida e paixão: uma análise sobre o marketing da Coca-Cola no Revezamento da Tocha Olímpica RIO 2016. 2023. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho analisa a campanha da Coca-Cola de patrocínio ao Revezamento da Tocha Olímpica na edição Rio 2016. Para o estudo, foram utilizadas as metodologias de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso, a fim de compreender e analisar as estratégias de marketing utilizadas pela marca no evento. Durante a pesquisa, procurou-se entender como a empresa, por meio do patrocínio esportivo, criou maior laço com seus consumidores, aumentando o amor pela marca. Foi analisada a importância de entender o público consumidor do esporte, juntamente com a paixão envolvida no contexto, que intensifica a relação com os patrocinadores. Observou-se a versatilidade e o potencial do marketing esportivo no contexto brasileiro, bem como a importância do alinhamento das estratégias de patrocínio com o restante da comunicação da empresa. Além disso, concluiu-se que o marketing de experiência é uma importante ferramenta a ser utilizada para encantar o público e o fidelizar, sobretudo, quando se deseja manter o status de Love Brand, como é o caso da Coca-Cola.
Abstract: This work analyzes Coca-Cola's sponsorship campaign for the Olympic Torch Relay in the Rio 2016 edition. For the study, bibliographic research, documentary research and case study methodologies were used in order to understand and analyze the marketing strategies used by the brand in the event. During the research, our goal was to understand how the company, through sports sponsorship, created a greater bond with its consumers, increasing the brand love. The importance of understanding the sport's consumer public was analyzed, along with the passion involved in the context, which intensifies the relationship with sponsors. The versatility and potential of sports marketing in the Brazilian context were observed, as well as the importance of aligning sponsorship strategies with the rest of the company's communication. In addition, it was concluded that experience marketing is an important tool to be used to delight the public and build loyalty, especially when you want to maintain the status of Love Brand, as is the case with Coca-Cola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.