Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3891
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoseJoardvanCamelodeFreitas.pdf5,56 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDel Grossi, Mauro Eduardo-
dc.contributor.authorFreitas, José Joardvan Camelo de-
dc.identifier.citationFREITAS, José Joardvan Camelo de. A importância da gestão da qualidade na Ceasa do Distrito Federal. 2011. 37 f. Monografia (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2011.en
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo a realização do Estágio Supervisionado do curso de Gestão do Agronegócio, como requisito para a conclusão do curso. A empresa escolhida para estagiar foi a Centrais de Abastecimento do Distrito Federal/AS, CEASA – DF. Este trabalho tem como objetivo principal enfatizar a importância da qualidade na gestão do Sistema Ceasa-DF, da produção à comercialização. Entenda-se que a qualidade, como enfoque deste trabalho, aplica-se a todas as fases do abastecimento de hortigranjeiros, alem de abarcar as condutas padronizadas no manuseio, desde o emprego correto dos defensivos químicos, colheita, acondicionamento, transporte, até a exposição desses produtos nas bancas para a comercialização. Serão tratados os assuntos relativos à limpeza, higienização e sanidade. Outro aspecto relevante de que trata este trabalho, diz respeito à análise das práticas administrativas desenvolvidas na gestão atual, as medidas levadas a efeito e que estão em fase de andamento, bem como mudanças sugeridas para viabilizar o desenvolvimento das atividades, sejam estas, ligadas ao planejamento das ações gerenciais ou operacionais e a supervisão dos procedimentos padronizados, constantes do regulamento de mercado da Ceasa do Distrito Federal. No intuito de coletar informações que servissem de base para a confecção deste trabalho, foi feita uma pesquisa com os permissionários, produtores, serventuários e clientes. As técnicas gerenciais aqui contextualizadas evocam o uso sistemático de algumas ferramentas de gestão, referidas aos públicos interno e externo e almejam o alcance dos padrões minimamente estabelecidos pelo movimento da qualidade, através do processo de “melhorias contínuas”.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAlimentos - qualidadeen
dc.subject.keywordAbastecimento de alimentosen
dc.subject.keywordGerenciamento de serviçosen
dc.titleA importância da gestão da qualidade na Ceasa do Distrito Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-10-01T15:41:26Z-
dc.date.available2012-10-01T15:41:26Z-
dc.date.issued2012-10-01T15:41:26Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3891-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3891pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons