Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Flexor, Carina Luisa Ochi | - |
dc.contributor.author | Sales, Júlia Fialho | - |
dc.identifier.citation | SALES, Júlia Fialho. Dedo de moça : um livro infantil sobre mulheres e o centenário da semana de 22. 2023. 125 fl., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, Curso de Comunicação Organizacional, 2023. Consta arquivo adicional do produto desenvolvido juntamente ao trabalho de conclusão. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando o centenário da Semana de 1922 e a sua relevância para o contexto brasileiro, o presente trabalho teve como objetivo conceber um projeto gráfico editorial destinado ao público infantil. Com o intuito de valorizar as artistas-mulheres que se destacaram durante o referido movimento, o objeto livresco concebido contou com a participação da escritora Lucianna Ávila e do músico Marcos Bezerra na criação de uma história e uma música exclusivas para esse projeto. Considerando a natureza teórico-prática do trabalho, a metodologia considerou não apenas referenciais da metodologia científica, como também modelos metodológicos de projeto, o que permitiu chegar a um desenho metodológico adequado à demanda em questão. No que se refere aos referenciais teóricos, a investigação adotou autores do campo do design de livros, da ilustração para livros infantis e, ainda, referenciais acerca da Semana de 1922 em si. Como resultado, pode-se destacar a relevância de se buscar meios para que temas como esses – que valorizam nossa cultura e a mulher – possam chegar para as infâncias. No que se refere ao uso da imagem no livro infantil, a pesquisa/produto também aponta para a importância de narrativas visuais que estabeleçam relações de alternância com o texto, aguçando ainda mais o poder imaginativo das crianças e o interesse pela leitura. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Semana de Arte Moderna (1922: São Paulo, Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros infantis | pt_BR |
dc.title | Dedo de moça : um livro infantil sobre mulheres e o centenário da semana de 22 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-19T11:16:51Z | - |
dc.date.available | 2024-06-19T11:16:51Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38919 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering the centenary of the 1922 Week and its relevance to the Brazilian context, the present work aimed to conceive an editorial graphic project intended for children. With the aim of valuing the women-artists who stood out during that movement, the bookish object conceived had the participation of the writer Lucianna Ávila and the musician Marcos Bezerra in the creation of an exclusive story and music for this project. Considering the theoretical-practical nature of the work, the methodology considered not only references of scientific methodology, but also methodological project models, which allowed arriving at a methodological design adequate to the demand in question. With regard to theoretical references, the investigation adopted authors from the field of book design, illustration for children's books, and also references about the 1922 Week itself. As a result, it is possible to highlight the importance of seeking ways for themes like these – which value our culture and women – to reach childhood. With regard to the use of images in children's books, the research/product also points to the importance of visual narratives that establish alternating relationships with the text, further sharpening children's imaginative power and interest in reading. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
|