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dc.contributor.advisorBehmoiras, Daniel Cantanhede-
dc.contributor.authorGama, Beatriz Campos Diniz da-
dc.identifier.citationGAMA, Beatriz Campos Diniz da. Práticas esportivas como direito social na educação física escolar: superar a lógica de mercado e a espetacularização para se ter uma educação física transformadora. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender como o trato ao conhecimento do esporte, destacando-o como direito social, é fator essencial para se ter uma educação física escolar comprometida com a formação crítica dos educandos e a luta política em prol da classe trabalhadora. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Fez-se uma busca nas bases de dados digitais do Google Acadêmico, Scielo e Capes para identificar artigos científicos que abordam o fenômeno esportivo na contemporaneidade, principalmente sobre o tema direito ao esporte. Além disso, para pensar o tema pedagogicamente, foram selecionadas três obras para fundamentar o referencial teórico: Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações, de Dermeval Saviani, e Metodologia do Ensino da Educação física, do Coletivo de Autores, e Os Jogos de minha escola, de Lino Castellani Filho e Rafael Moreno Castellani (2009). Conclui-se que ressignificar o esporte a fim de superar a espetacularização e a visão de mercado, entendendo-o como direito social, aliada ao diálogo entre as abordagens pedagógicas críticas, oferece um caminho promissor para uma educação física transformadora, que busca a formação humana crítica e engajada politicamente. Por isso é importante que mais pesquisas e debates sejam feitos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordDireito ao esporte e ao lazerpt_BR
dc.titlePráticas esportivas como direito social na educação física escolar : superar a lógica de mercado e a espetacularização para se ter uma educação física transformadorapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-18T15:31:53Z-
dc.date.available2024-06-18T15:31:53Z-
dc.date.submitted2023-12-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38915-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to understand how dealing with knowledge of sport, highlighting it as a social right, is an essential factor in having school physical education committed to the critical training of students and the political struggle in favor of the working class. This is a bibliographical research with a qualitative approach. A search was carried out in the digital databases of Google Scholar, Scielo and Capes to identify scientific articles that address the contemporary sporting phenomenon, mainly on the topic of the right to sport. Furthermore, to think about the topic pedagogically, three works were selected to support the theoretical framework: Historical-Critical Pedagogy: first approximations, by Dermeval Saviani, and Methodology of Teaching Physical Education, by the Collective of Authors, and The Games of my school , by Lino Castellani Filho and Rafael Moreno Castelani (2009). It is concluded that giving a new meaning to sport in order to overcome its spectacularization and market vision, understanding it as a social right, combined with the dialogue between critical pedagogical approaches, offers a promising path towards transformative physical education, which seeks human development critical and politically engaged. Therefore, it is important that more research and debates are carried out.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



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