Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Behmoiras, Daniel Cantanhede | - |
dc.contributor.author | Gama, Beatriz Campos Diniz da | - |
dc.identifier.citation | GAMA, Beatriz Campos Diniz da. Práticas esportivas como direito social na educação física escolar: superar a lógica de mercado e a espetacularização para se ter uma educação física transformadora. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo compreender como o trato ao conhecimento do esporte,
destacando-o como direito social, é fator essencial para se ter uma educação física escolar
comprometida com a formação crítica dos educandos e a luta política em prol da classe
trabalhadora. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Fez-se uma
busca nas bases de dados digitais do Google Acadêmico, Scielo e Capes para identificar
artigos científicos que abordam o fenômeno esportivo na contemporaneidade, principalmente
sobre o tema direito ao esporte. Além disso, para pensar o tema pedagogicamente, foram
selecionadas três obras para fundamentar o referencial teórico: Pedagogia Histórico-Crítica:
primeiras aproximações, de Dermeval Saviani, e Metodologia do Ensino da Educação física,
do Coletivo de Autores, e Os Jogos de minha escola, de Lino Castellani Filho e Rafael
Moreno Castellani (2009). Conclui-se que ressignificar o esporte a fim de superar a
espetacularização e a visão de mercado, entendendo-o como direito social, aliada ao diálogo
entre as abordagens pedagógicas críticas, oferece um caminho promissor para uma educação
física transformadora, que busca a formação humana crítica e engajada politicamente. Por
isso é importante que mais pesquisas e debates sejam feitos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito ao esporte e ao lazer | pt_BR |
dc.title | Práticas esportivas como direito social na educação física escolar : superar a lógica de mercado e a espetacularização para se ter uma educação física transformadora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T15:31:53Z | - |
dc.date.available | 2024-06-18T15:31:53Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38915 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to understand how dealing with knowledge of sport, highlighting it
as a social right, is an essential factor in having school physical education committed to the
critical training of students and the political struggle in favor of the working class. This is a
bibliographical research with a qualitative approach. A search was carried out in the digital
databases of Google Scholar, Scielo and Capes to identify scientific articles that address the
contemporary sporting phenomenon, mainly on the topic of the right to sport. Furthermore,
to think about the topic pedagogically, three works were selected to support the theoretical
framework: Historical-Critical Pedagogy: first approximations, by Dermeval Saviani, and
Methodology of Teaching Physical Education, by the Collective of Authors, and The Games
of my school , by Lino Castellani Filho and Rafael Moreno Castelani (2009). It is concluded
that giving a new meaning to sport in order to overcome its spectacularization and market
vision, understanding it as a social right, combined with the dialogue between critical
pedagogical approaches, offers a promising path towards transformative physical education,
which seeks human development critical and politically engaged. Therefore, it is important
that more research and debates are carried out. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|