Título: | Níveis de atividade física de estudantes brasileiros que estudam na rede pública e particular de ensino : uma revisão narrativa |
Autor(es): | Pacheco, Patrícia Lima Messagi, Eduarda da Silva |
Orientador(es): | Pérez Morales, Juan Carlos |
Assunto: | Educação física escolar Atividade física Educação física para crianças |
Data de apresentação: | 19-Dez-2023 |
Data de publicação: | 18-Jun-2024 |
Referência: | PACHECO, Patrícia Lima; MESSAGI, Eduarda da Silva. Níveis de atividade física de estudantes brasileiros que estudam na rede pública e particular de ensino: uma revisão narrativa. [2023]. 19 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, [2023]. |
Resumo: | O presente estudo objetiva identificar os níveis de atividade física de estudantes brasileiros
pertencentes às redes de ensino pública e particular. Recorreu-se a uma revisão narrativa. O
período de realização da pesquisa foi de quatro meses (agosto a novembro de 2023). Para a
realização da busca eletrônica foi utilizado o Portal Periódicos CAPES, o qual reportou as
seguintes bases de dados: PubMed; Elsevier; Science Direct Journal e Scielo. Os descritores
utilizados foram Atividade Física; Escolares; Crianças; Adolescentes, com utilização do
operador booleano “AND”. Os critérios de inclusão dos estudos foram os seguintes: estudos
publicados no período de 2011 a 2023, estudos que descreveram e determinaram o nível de
atividade física exclusivamente de escolares brasileiros do ensino fundamental e do ensino
médio que pertencem a rede pública e particular de ensino. Também foram incluídos estudos
que propuseram intervenções para melhoria dos níveis de atividade física dos participantes
dos estudos. O processo de seleção culminou na seleção de 7 estudos, dos quais, 4 foram
realizados com adolescentes (ensino médio) e 3 com crianças (ensino fundamental) de ambas
as redes de ensino (pública e particular). Os instrumentos mais utilizados para determinação
dos níveis de atividade física foram questionários e pedômetros. Os resultados dos estudos
selecionados indicam que os escolares do sexo feminino e os adolescentes foram os grupos
com maior prevalência de sedentarismo ou classificados como insuficientemente ativos.
Conclui-se que, uma das principais causas para o comportamento sedentário das crianças e
adolescentes é a falta de incentivo da prática de atividade física dentro e fora do contexto
escolar por meio da proposição tanto de programas na escola quanto de políticas públicas que
promovam a prática de atividade física. |
Abstract: | The present study aims to identify the levels of physical activity of Brazilian students
belonging to public and private education networks. A narrative review was used. The
research period was four months (August to November 2023). To carry out the electronic
search, the CAPES Periódicos Portal was used, which reported the following databases:
PubMed; Elsevier; Science Direct Journal and Scielo. The descriptors used were Physical
Activity; Schoolchildren; Children; Adolescents, using the Boolean operator “AND”. The
inclusion criteria for the studies were the following: studies published in the period from 2011
to 2023, studies that described and determined the level of physical activity exclusively in
Brazilian primary and secondary school students who belong to public and private education
networks. Studies that proposed interventions to improve the physical activity levels of study
participants were also included. The selection process culminated in the selection of 7 studies,
of which 4 were carried out with adolescents (high school) and 3 with children (elementary
school) from both education networks (public and private). The most used instruments for
determining physical activity levels were questionnaires and pedometers. The results of the
selected studies indicate that female students and adolescents were the groups with the highest
prevalence of sedentary lifestyle or classified as insufficiently active. It is concluded that one
of the main causes for the sedentary behavior of children and adolescents is the lack of
encouragement to practice physical activity inside and outside the school context through the
proposition of both programs at school and public policies that promote the practice of
physical activity. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, [2023]. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.