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Título: Níveis de atividade física de estudantes brasileiros que estudam na rede pública e particular de ensino : uma revisão narrativa
Autor(es): Pacheco, Patrícia Lima
Messagi, Eduarda da Silva
Orientador(es): Pérez Morales, Juan Carlos
Assunto: Educação física escolar
Atividade física
Educação física para crianças
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 18-Jun-2024
Referência: PACHECO, Patrícia Lima; MESSAGI, Eduarda da Silva. Níveis de atividade física de estudantes brasileiros que estudam na rede pública e particular de ensino: uma revisão narrativa. [2023]. 19 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, [2023].
Resumo: O presente estudo objetiva identificar os níveis de atividade física de estudantes brasileiros pertencentes às redes de ensino pública e particular. Recorreu-se a uma revisão narrativa. O período de realização da pesquisa foi de quatro meses (agosto a novembro de 2023). Para a realização da busca eletrônica foi utilizado o Portal Periódicos CAPES, o qual reportou as seguintes bases de dados: PubMed; Elsevier; Science Direct Journal e Scielo. Os descritores utilizados foram Atividade Física; Escolares; Crianças; Adolescentes, com utilização do operador booleano “AND”. Os critérios de inclusão dos estudos foram os seguintes: estudos publicados no período de 2011 a 2023, estudos que descreveram e determinaram o nível de atividade física exclusivamente de escolares brasileiros do ensino fundamental e do ensino médio que pertencem a rede pública e particular de ensino. Também foram incluídos estudos que propuseram intervenções para melhoria dos níveis de atividade física dos participantes dos estudos. O processo de seleção culminou na seleção de 7 estudos, dos quais, 4 foram realizados com adolescentes (ensino médio) e 3 com crianças (ensino fundamental) de ambas as redes de ensino (pública e particular). Os instrumentos mais utilizados para determinação dos níveis de atividade física foram questionários e pedômetros. Os resultados dos estudos selecionados indicam que os escolares do sexo feminino e os adolescentes foram os grupos com maior prevalência de sedentarismo ou classificados como insuficientemente ativos. Conclui-se que, uma das principais causas para o comportamento sedentário das crianças e adolescentes é a falta de incentivo da prática de atividade física dentro e fora do contexto escolar por meio da proposição tanto de programas na escola quanto de políticas públicas que promovam a prática de atividade física.
Abstract: The present study aims to identify the levels of physical activity of Brazilian students belonging to public and private education networks. A narrative review was used. The research period was four months (August to November 2023). To carry out the electronic search, the CAPES Periódicos Portal was used, which reported the following databases: PubMed; Elsevier; Science Direct Journal and Scielo. The descriptors used were Physical Activity; Schoolchildren; Children; Adolescents, using the Boolean operator “AND”. The inclusion criteria for the studies were the following: studies published in the period from 2011 to 2023, studies that described and determined the level of physical activity exclusively in Brazilian primary and secondary school students who belong to public and private education networks. Studies that proposed interventions to improve the physical activity levels of study participants were also included. The selection process culminated in the selection of 7 studies, of which 4 were carried out with adolescents (high school) and 3 with children (elementary school) from both education networks (public and private). The most used instruments for determining physical activity levels were questionnaires and pedometers. The results of the selected studies indicate that female students and adolescents were the groups with the highest prevalence of sedentary lifestyle or classified as insufficiently active. It is concluded that one of the main causes for the sedentary behavior of children and adolescents is the lack of encouragement to practice physical activity inside and outside the school context through the proposition of both programs at school and public policies that promote the practice of physical activity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, [2023].
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