Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38887
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarcosViniciusAraujoDuarte_tcc.pdf250,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Como o esporte enquanto ferramenta pedagógica e educacional, pode transformar a formação dos alunos do ensino básico brasileiro
Autor(es): Duarte, Marcos Vinícius de Araújo
Orientador(es): Behmoiras, Daniel Cantanhede
Assunto: Educação física
Professores de educação física
Data de apresentação: 20-Dez-2023
Data de publicação: 17-Jun-2024
Referência: DUARTE, Marcos Vinícius de Araújo. Como o esporte enquanto ferramenta pedagógica e educacional, pode transformar a formação dos alunos do ensino básico brasileiro. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O trabalho produzido é um estudo exploratório que foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica baseada em diversos autores da literatura sobre Educação Física. As bases de dados pesquisadas em busca de literatura foram as revistas científicas “Pensar a prática, “Motrivivência”, “Movimento” e “RBCE (Revista Brasileira de Ciências do Esporte)”. Publicados no período de 2001 a 2023. Foram selecionados 5 artigos nacionais que atenderam aos critérios da inclusão. Também utilizamos 1 livro. Este estudo foi criado para identificar como o esporte, enquanto ferramenta pedagógica e educacional vem mudando de forma positiva ou negativa a formação dos alunos do ensino básico brasileiro. Então mostraremos como o esporte vem sendo trabalhado em sala de aula, como ele pode ser trabalhado. Quais as ideias que passam por esse tema, o contexto histórico da Educação Física, e como isso implica no esporte, o marco da concepção crítico superadora que mudou a forma de vermos a Educação Física e assim o esporte também. E por fim as diferentes perspectivas, as transmissões do conhecimento, como o esporte influencia na formação do atleta na escola, introdução do esporte, atuação do professor de Educação Física, como o jogo pode ser explorado, possibilidades da pedagogia do esporte, objetivos e metodologias e compreensão das dimensões do esporte. Porém mais que isso, esse estudo vem para o professor compreender um pouco mais como o esporte está sendo trabalhado, como ele pode ser trabalhado e como isso pode mudar a formação dos nossos estudantes, seja na escola, ou na própria vida pós escola. Influenciar diretamente na vida de um aluno, deixar uma marca nesse estudante através do esporte é algo que o professor de Educação Física tem que viver, não importa se é 10 ou somente 1, o mais importante é fazermos nossa parte.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.