Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38886
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarceloAntonioSantosLobo_tcc.pdf476,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Nova categoria de movimento da tarefa levantar-se do solo com idosos, segundo Modelo Klima et al. (2016)
Autor(es): Lobo, Marcelo Antônio Santos
Orientador(es): Santana, Frederico Santos de
Assunto: Idosos - atividade física
Exercícios físicos para idosos
Data de apresentação: 20-Dez-2023
Data de publicação: 17-Jun-2024
Referência: LOBO, Marcelo Antônio Santos. Nova categoria de movimento da tarefa levantar-se do solo com idosos, segundo Modelo Klima et al. (2016). 2023. 14 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este é um estudo descritivo que teve como objetivo propor uma nova categoria de movimento para avaliar idoso na realização da tarefa de levantar-se do solo da posição de decúbito dorsal a partir do modelo descrito por Klima et al., 2016, que é um teste capaz de avaliar a capacidade funcional do idoso e também seu nível de fragilidade. E para isso foi selecionado uma amostra de 179 idosos saudáveis (≥ 60 anos; 50 homens e 129 mulheres) voluntários alfabetizados, sem impedimentos físicos, clínicos ou mentais para a execução da tarefa de levantar-se do solo, e foram coletados a frequência cardíaca, estatura, massa corporal, Índice de Massa Corpórea (IMC), dinamometria de preensão manual, o Time-to-Up-and-Go! (TUG) e apoio unipodal. Para a formulação desse novo modelo, foi feita uma análise filmográfica da realização dessa tarefa e, a partir daí, encontrar um padrão que se repetisse o suficiente a ponto de justificar sua criação. Os resultados mostram que a criação nova categoria permitiu 67% da amostra, que antes estavam classificadas como C, ou seja, um padrão assimétrico, com uma manobra parcial de rolamento e de impulso para pôr-se de pé, agora se dispersou em duas categorias, em que 56% desses idosos continuam na categoria C, enquanto os outros 44% são agora classificados como D, em que o movimento se inicia com um rolo lateral para a posição de quatro apoios (mãos e pés no solo), para auxiliar a extensão de joelhos e só entra o dar o impulso para pôr-se de pé.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.