Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3886
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LucasMonteiroRegisCunha.pdf427,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ecotoxicologia e a qualidade da água para o uso na agricultura
Autor(es): Cunha, Lucas Monteiro Regis
Orientador(es): Roque-Specht, Vânia Ferreira
Assunto: Água na agricultura
Irrigação agrícola
Água - qualidade
Toxicologia ambiental
Data de apresentação: 9-Dez-2011
Data de publicação: 1-Out-2012
Referência: CUNHA, Lucas Monteiro Regis. Ecotoxicologia e a qualidade da água para o uso na agricultura. 2011. 24 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O relatório de estágio supervisionado presente foi feito durante o estágio na Embrapa Cerrados, com início em setembro de 2011. O foco deste trabalho foi apresentar uma integração entre a qualidade da água que é utilizada na agricultura para a irrigação e a ecotoxicologia. Foram analisados os organismos teste como potenciais instrumentos de monitoramento para a agricultura e para o estabelecimento de critérios para o uso da água. Foram realizadas manutenções de microcrustáceos e moluscos, produção de água mole e cultivo de algas verdes. A pesquisa teve caráter exploratório, e através de uma revisão bibliográfica associada a uma observação participante se tornou possível o desenvolvimento dos diagnósticos para esta situação. Ao fim deste relatório ficou constatado que as tarefas de manutenção dos organismos-teste são de grande utilidade para o desenvolvimento de programas de monitoramento e para a determinação da qualidade da água, além de mostrarem grande capacidade para o estabelecimento de valores máximos de contaminantes na água utilizada para atividades de irrigação, exigidos em protocolos ambientais. Todas essas informações propiciaram a aumentar a eficiência de ações sustentáveis ao promover uma agricultura menos intensa em agentes químicos e aumentando a qualidade de vida daqueles que trabalham no campo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Gestão do Agronegócio, 2011.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons