Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Matheus, Liana Barbaresco Gomide | - |
dc.contributor.author | Lima, Dayanne Emanuelle Nascimento | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Dayanne Emanuelle Nascimento. Utilização da realidade virtual em pacientes oncológicos : uma revisão narrativa. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção à Saúde Oncológica - Fisioterapia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Residência Multiprofissional HUB/UnB, Curso de Especialização em Atenção à Saúde Oncológica - Fisioterapia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: o diagnóstico oncológico e seu tratamento consistem numa jornada desafiadora tanto para os pacientes quanto para suas famílias, trazendo não apenas complicações físicas, mas também emocionais. A realidade virtual (RV) tem emergido como uma intervenção complementar, oferecendo diferentes níveis de imersão para que os pacientes possam explorar ambientes interativos que os transportem para fora da
realidade hospitalar. Além disso, os videogames ativos, que combinam RV com movimentos corporais, não só oferecem uma forma divertida de exercício, mas também proporcionam uma maneira de os pacientes se sentirem mais engajados durante a reabilitação. Objetivo: descrever a utilização da realidade virtual na abordagem de pacientes oncológicos e seus efeitos em diferentes contextos. Considerações metodológicas: a busca foi realizada entre maio e setembro de 2023 e foram incluídos 38 artigos que avaliaram o efeito da realidade virtual em pacientes com cânceres sólidos ou hematológicos durante o tratamento antineoplásico ou em sobreviventes da doença, sem restrição de recorte temporal e de idioma de publicação. Resultados: com base nos estudos avaliados, foi possível observar o impacto da RV na minimização da dor oncológica, redução da fadiga, melhoria da força muscular, amplitude de movimento, capacidade cardiorrespiratória, equilíbrio e coordenação sensório-motora, otimizando a funcionalidade dos indivíduos e tornando-os mais independentes. Considerações finais: a realidade virtual pode ser considerada uma ferramenta viável para incrementar os protocolos de reabilitação convencional. Contudo, são necessários estudos com amostras
maiores, maior padronização da população e das intervenções, para que seja possível detalhar com mais segurança (interface, frequência, intensidade e duração) os protocolos a serem instituídos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Câncer | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reabilitação | pt_BR |
dc.title | Utilização da realidade virtual em pacientes oncológicos : uma revisão narrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-14T16:20:48Z | - |
dc.date.available | 2024-06-14T16:20:48Z | - |
dc.date.submitted | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38856 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: oncological diagnosis and treatment constitute a challenging journey for both patients and their families, bringing about not only physical but also emotional complications. Virtual reality (VR) has emerged as a complementary intervention, offering different levels of immersion for patients to explore interactive environments that transport them away from the hospital reality. Additionally, active video games, which combine VR with body movements, not only provide a fun form of exercise but also offer a way for patients to feel more engaged during rehabilitation. Objective: to describe the use of virtual reality in the approach to oncological patients and its effects in different contexts. Methodological considerations: the search was conducted between May and September 2023, and 38 articles were included, which evaluated the effect of
virtual reality on patients with solid or hematological cancers during antineoplastic treatment or in disease survivors, without restriction of temporal cutoff and language of publication. Results: based on the evaluated studies, it was possible to observe the impact of VR on minimizing oncological pain, reducing fatigue, improving muscle strength, range of motion, cardiorespiratory capacity, balance, and sensorimotor coordination,
optimizing individuals' functionality and making them more independent. Final considerations: virtual reality can be considered a viable tool to enhance conventional rehabilitation protocols. However, larger sample studies, greater standardization of the population and interventions are needed to more securely detail (interface, frequency, intensity, and duration) the protocols to be instituted. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Atenção à Saúde Oncológica - Fisioterapia
|