Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38853
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LuisFabioToledoEichmann_tcc.pdf1,48 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorEufrásio, Vinícius-
dc.contributor.authorEichmann, Luís Fábio de Toledo-
dc.identifier.citationEICHMANN, Luís Fábio de Toledo. Tradição, continuidade e aprendizagem musical familiar: um estudo sobre os "Catireiros do Araguaia". 2023. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda a construção familiar do grupo musical Catireiros do Araguaia que, atualmente, está em sua quarta geração de participantes, tendo todos os integrantes vivenciado processos de iniciação musical no contexto das práticas musicais em família. O texto traz a trajetória iniciada por seu Orlando Fernandes e Dona Joana, em Araguaiana/MT, e a forma pela qual inseriram seus filhos e netos na cultura da catira, consolidando um grupo musical que perdura há mais de seis décadas. Analisando suas vivências musicais por um processo de práticas, principalmente, coletivas e cooperativas e diante observações de comportamento, entrevistas, além de contatos diretos com alguns integrantes, buscou-se construir uma ponte entre práticas informais e os resultados sobre a aprendizagem musical dos integrantes do grupo. O autor conhece e acompanha o grupo desde o final dos anos 90, além de manter relações de trabalho e amizade com alguns integrantes do grupo de maneira que o método sempre esteve atrelado a um contato informal por encontros, por ligações e mensagens de texto. A pesquisa abre portas para discutir, preservar e fomentar interesses culturais e sociais, bem como explorar novas práticas que podem de maneira, análoga ou paralela, contribuir para a aprendizagem musical.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem musicalpt_BR
dc.subject.keywordGrupos musicaispt_BR
dc.subject.keywordEducação familiarpt_BR
dc.subject.keywordDanças folclóricaspt_BR
dc.titleTradição, continuidade e aprendizagem musical familiar : um estudo sobre os "Catireiros do Araguaia"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-13T19:22:39Z-
dc.date.available2024-06-13T19:22:39Z-
dc.date.submitted2023-11-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38853-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study addresses the family construction of the musical group Catireiros do Araguaia, which is currently in its fourth generation of participants, with all members having experienced musical initiation processes in the context of family musical practices. The text presents the trajectory started by Orlando Fernandes and Dona Joana, in Araguaiana/MT, and the way in which they inserted their children and grandchildren into the catira culture, consolidating a musical group that has lasted for more than six decades. Analyzing their musical experiences through a process of practices, mainly collective and cooperative, and through behavioral observations, interviews, in addition to direct contacts with some members, we sought to build a bridge between informal practices and the results on the musical learning of the members of the group. group. The author has known and followed the group since the late 90s, in addition to maintaining working relationships and friendships with some members of the group, so the method has always been linked to informal contact through meetings, calls and text messages. Research opens doors to discuss, preserve and promote cultural and social interests, as well as explore new practices that can, in an analogous or parallel way, contribute to musical learning.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.