Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38845
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_NataliaBuenoSpicacci_tcc.pdf315,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação vascular cerebral em RN filhos de mães com infecção aguda de COVID
Autor(es): Spicacci, Natália Bueno
Orientador(es): Araujo Junior, David Alves de
Coorientador(es): Fernandes, Geraldo Magela
Assunto: Covid-19
Recém-nascidos
Resistência vascular cerebral
Mães
Transmissão vertical
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 12-Jun-2024
Referência: SPICACCI, Natália Bueno. Avaliação vascular cerebral em rn filhos de mães com infecção aguda de COVID. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Pediatria) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: O surgimento do novo coronavírus, denominado SARSCoV-2, e a doença respiratória potencialmente fatal que ele pode produzir, COVID-19, se espalhou rapidamente pelo mundo, criando um enorme problema de saúde pública. As alterações encefálicas das crianças que nasceram de mães com COVID-19 ainda é um fator a ser estudado pela comunidade científica, a fim de mostrar os possíveis efeitos no desenvolvimento do recém-nascido (RN). Estudos destacaram a transmissão transplacentária de SARS-CoV-2 sendo uma das formas de contaminação pela doença, apresentando um comprometimento neurológico do RN. O objetivo deste trabalho é avaliar as alterações encefálicas associadas à infecção e resposta inflamatória sistêmica em filhos de mãe que testaram positivo para COVID-19 no momento do parto. Métodos: Foi realizado um estudo observacional, prospectivo, do tipo caso controle de uma amostra de conveniência constituída por neonatos nascidos no período de Maio de 2020 a Julho de 2021 na maternidade do Hospital Universitário de Brasília, no Distrito Federal. Foram selecionados o grupo caso, sendo incluídos recém nascidos de mulheres que se infectaram durante periparto e o grupo controle, sendo selecionado de maneira aleatória, com nascimentos no mesmo período, tendo como critério de inclusão a não infecção materna por COVID-19 ou sintomas respiratórios durante toda a gestação. Resultados: Foram selecionados 286 pacientes, sendo que ao final foram incluídas 32 crianças no presente estudo. Observou-se menores valores estatisticamente significativos dos três índices de resistência do Doppler intracraniano nas crianças do grupo caso. Conclusão: A infecção por COVID-19 foi associada a uma taxa mais alta de partos prematuros, cesariana e morte perinatal. As evidências da transmissão vertical estão se acumulando rapidamente. Os achados deste estudo podem orientar e aprimorar o aconselhamento pré-natal de mulheres com infecção por COVID-19 durante a gravidez, embora precisem ser interpretados com cautela devido ao número muito pequeno de casos incluídos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Residência Médica HUB/UnB, Curso de Especialização em Residência Médica - Pediatria, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Residência Médica de Pediatria



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.