Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38840
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_HenriqueCurtinovi_PatriciaDaSilva_tcc.pdf519,79 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFarias, Mayrhon José Abrantes-
dc.contributor.authorCurtinovi, Henrique Oliveira-
dc.contributor.authorSilva, Patricia Reis da-
dc.identifier.citationCURTINOVI, Henrique Oliveira; SILVA, Patricia Reis da. A produção sobre a educação infantil em periódicos multitemáticos da educação física: uma revisão sistemática (2019 – 2023). 2023. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Santo Antônio da Patrulha-RS, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Polo de Santo Antônio da Patrulha/RS, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo mapear os estudos que abordam a Educação Infantil em periódicos científicos da Educação Física. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma revisão sistemática, em oito revistas multitemáticas da área da Educação Física, editadas no Brasil, entre os anos de 2019 e 2023 (primeiro semestre). O trabalho de revisão foi organizado em três etapas: a) Busca dos artigos nos sites dos periódicos, utilizando como palavras-chave “Educação Infantil”; b) Pré-análise dos artigos encontrados na primeira busca; c) Leitura dos artigos e delimitação das categorias analíticas. A partir das duas primeiras etapas, selecionou-se dezenove artigos. Em relação à localidade em que foram realizadas as produções, a maioria está concentrada na Região Sudeste. No que se diz respeito ao tipo de estudo houve um equilíbrio entre pesquisas bibliográficas e de campo. Dentre as dez categorias temáticas mais enfocadas os destaques se deram relacionados à produção do conhecimento, trabalho pedagógico e o brincar na Educação Infantil. A partir da análise panorâmica das produções, no recorte temporal estipulado, percebeu-se a necessidade de ampliação de possibilidades de pesquisas acerca da Educação Infantil no campo da Educação Física, sobretudo, nas Regiões Norte e Nordeste. Ademais, compreende-se que as perspectivas das crianças precisam ser mais consideradas nas pesquisas, de forma a fomentar ações cada vez mais sensíveis às culturas infantis.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.titleA produção sobre a educação infantil em periódicos multitemáticos da educação física : uma revisão sistemática (2019 – 2023)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-11T15:36:36Z-
dc.date.available2024-06-11T15:36:36Z-
dc.date.submitted2023-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38840-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to map studies that address Early Childhood Education in multi-thematic scientific journals on Physical Education. To this end, a bibliographical research was carried out, based on a systematic review, in eight multi-thematic magazines in the area of Physical Education, published in Brazil, between the years 2019 and 2023 (first semester). The review work was organized in three stages: a) Search for articles on the journal websites, using “Early Childhood Education” as keywords; b) Pre-analysis of the articles found in the first search; c) Reading the articles and delimiting the analytical categories. From the first two stages, nineteen articles were selected. In relation to the location where the productions were carried out, the majority are concentrated in the Southeast Region. Regarding the type of study, there was a balance between bibliographical and field research. Among the ten most focused thematic categories, the highlights were related to the production of knowledge, pedagogical work and playing in Early Childhood Education. From the panoramic analysis of the productions, within the stipulated time frame, the need to expand research possibilities on Early Childhood Education in the field of Physical Education was perceived, especially in the North and Northeast Regions. Furthermore, it is understood that children's perspectives need to be more considered in research, in order to encourage actions that are increasingly sensitive to children's cultures.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.