Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38837
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DaniellyNayaraSilvaSantos_tcc.pdf719,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação de gênero nas aulas de educação física : uma abordagem didática sobre o cenário
Autor(es): Santos, Danielly Nayara Silva
Orientador(es): Almeida, Dulce Maria Filgueira de
Assunto: Educação física escolar
Gênero - relações
Data de apresentação: 20-Jul-2023
Data de publicação: 11-Jun-2024
Referência: SANTOS, Danielly Nayara Silva. Relação de gênero nas aulas de educação física: uma abordagem didática sobre o cenário. 2023. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar como se constituem as relações de gênero nas aulas de Educação Física no contexto escolar, consoante a produção científica dessa área de conhecimento e intervenção pedagógica, atentando-se para o currículo e a formação de profissionais de educação física. Especificamente, pretendeu-se identificar a produção científica, considerando o período de 2020 a 2022, observando-se o periódico e sua classificação no Portal de Periódicos da Capes, a localização geográfica da produção, o gênero da autoria e a identificação dos/as autores/as, bem como, verificar quais as abordagens apresentadas pelos/as autores/as acerca das relações entre gênero, currículo e formação em educação física, atentando-se para possíveis críticas construídas por estes/as no que concerne à inserção do debate de gênero na formação ou no currículo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, exploratória e qualitativa, junto ao Portal de Periódicos da Capes, com os descritores gênero AND educação física e gênero AND escola. Como filtro foram selecionados apenas os artigos publicados em português do Brasil e como critério de inclusão consultamos os artigos publicados nos últimos 2 anos (2020 – 2022), para se ter uma compreensão do cenário mais recente da produção científica sobre a temática no país. Chegou-se a 6 artigos de distintas autorias. Os resultados apontam que a autoria é predominante do sexo feminino; a localização geográfica da produção científica se concentra na região sudeste do país, especificamente no estado de São Paulo; todos os artigos possuem em suas referencias autores de grande relevância sobre o tema relação de gênero. Conclui-se que a produção científica analisada evidencia que o estudo e discussões sobre gênero durante o ensino regular é de suma importância. Entretanto, mostra-se necessária a abordagem e aprendizagem da temática durante a formação, pois a mesma se apresenta para os/as autores/as de forma insuficiente no currículo dos/as graduandos/as, o que dificulta a promoção de reflexões e ações para lidar com diferenças e situações vivenciadas no cotidiano escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.