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Título: Cinema, identidade e histórica pública : a produção do curta-metragem "Rastros ancestrais" (2024) e a reconstrução da memória coletiva piauiense
Autor(es): Paz, Bruna Oliveira da
Orientador(es): Faria, Daniel Barbosa Andrade de
Assunto: História social
Oralidade
Famílias - memórias
Identidade cultural
Piauí (PI)
Data de apresentação: 7-Fev-2024
Data de publicação: 11-Jun-2024
Referência: PAZ, Bruna Oliveira da. Cinema, identidade e histórica pública: a produção do curta-metragem "Rastros ancestrais" (2024) e a reconstrução da memória coletiva piauiense. 2024. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Tendo em vista que a perda da identidade étnica e cultural é uma das consequências do passado escravocrata brasileiro e a prática da oralidade, por meio de conversas com nossos familiares, é uma das formas de preencher os vazios da existência, o presente estudo aborda o desenvolvimento do curta-metragem Rastros Ancestrais (2024) pelas mãos e olhares da historiadora e artista Bruna Paz, e o seu impacto na construção de identidade negra, preta e parda, indígena e afro-brasileira, na reconstrução e preservação da memória coletiva piauiense, destacando a importância do cinema como um produto de História Pública. Realizou-se, então, uma pesquisa de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e exploratória através de uma pesquisa bibliográfica, documental e, principalmente, do estudo de caso. Diante disso, verificou-se que nesse encontro entre passado e presente, a produção do curta-metragem revela a influência indígena e africana que permeia as veias da minha família e a antiga fazenda escravocrata, agora um testemunho vivo, ecoa os murmúrios do tempo e nos convida a refletir sobre a história do Brasil, em especial, sobre o Piauí, despertando emoções adormecidas e espirituais, desafiando os estereótipos e abrindo caminhos para novas narrativas. Nessa sinfonia de imagens, o curta-metragem nos convida a explorar o nosso passado, as profundezas da nossa própria ancestralidade, a valorizar as tradições que moldam a nossa existência e a praticar a consciência histórica.
Abstract: Bearing in mind that the loss of ethnic and cultural identity is one of the consequences of Brazil's slave-owning past and the practice of orality, through conversations with our family members, is one of the ways to fill the voids of existence, this study addresses the development of the short film Rastros Ancestrais (2024) through the hands and eyes of the historian and artist Bruna Paz, and its impact on the construction of identity black and brown, reconstruction and preservation of the collective memory of Piauí, highlighting the importance of cinema as a product of Public History. This applied research was then carried out, with a qualitative and exploratory approach through bibliographical, documentary research and, mainly, the case study. Given this, it was found that in this meeting between past and present, the production of this short film reveals the indigenous and African influence that permeates the veins of my family and the former slave farm, now a living testimony, echoes the murmurs of time and invites us to reflect on the history of Brazil, in particular, about Piauí, awakening dormant emotions, challenging stereotypes and opening paths for new narratives. In this symphony of images, the short film invites us to explore our past, the depths of our own ancestry, to value the traditions that shape our existence and to practice historical awareness.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024.
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