Título: | Cinema, identidade e histórica pública : a produção do curta-metragem "Rastros ancestrais" (2024) e a reconstrução da memória coletiva piauiense |
Autor(es): | Paz, Bruna Oliveira da |
Orientador(es): | Faria, Daniel Barbosa Andrade de |
Assunto: | História social Oralidade Famílias - memórias Identidade cultural Piauí (PI) |
Data de apresentação: | 7-Fev-2024 |
Data de publicação: | 11-Jun-2024 |
Referência: | PAZ, Bruna Oliveira da. Cinema, identidade e histórica pública: a produção do curta-metragem "Rastros ancestrais" (2024) e a reconstrução da memória coletiva piauiense. 2024. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Tendo em vista que a perda da identidade étnica e cultural é uma das consequências do
passado escravocrata brasileiro e a prática da oralidade, por meio de conversas com nossos
familiares, é uma das formas de preencher os vazios da existência, o presente estudo aborda o
desenvolvimento do curta-metragem Rastros Ancestrais (2024) pelas mãos e olhares da
historiadora e artista Bruna Paz, e o seu impacto na construção de identidade negra, preta e
parda, indígena e afro-brasileira, na reconstrução e preservação da memória coletiva
piauiense, destacando a importância do cinema como um produto de História Pública.
Realizou-se, então, uma pesquisa de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e
exploratória através de uma pesquisa bibliográfica, documental e, principalmente, do estudo
de caso. Diante disso, verificou-se que nesse encontro entre passado e presente, a produção do
curta-metragem revela a influência indígena e africana que permeia as veias da minha família
e a antiga fazenda escravocrata, agora um testemunho vivo, ecoa os murmúrios do tempo e
nos convida a refletir sobre a história do Brasil, em especial, sobre o Piauí, despertando
emoções adormecidas e espirituais, desafiando os estereótipos e abrindo caminhos para novas
narrativas. Nessa sinfonia de imagens, o curta-metragem nos convida a explorar o nosso
passado, as profundezas da nossa própria ancestralidade, a valorizar as tradições que moldam
a nossa existência e a praticar a consciência histórica. |
Abstract: | Bearing in mind that the loss of ethnic and cultural identity is one of the consequences of
Brazil's slave-owning past and the practice of orality, through conversations with our family
members, is one of the ways to fill the voids of existence, this study addresses the
development of the short film Rastros Ancestrais (2024) through the hands and eyes of the
historian and artist Bruna Paz, and its impact on the construction of identity black and brown,
reconstruction and preservation of the collective memory of Piauí, highlighting the
importance of cinema as a product of Public History. This applied research was then carried
out, with a qualitative and exploratory approach through bibliographical, documentary
research and, mainly, the case study. Given this, it was found that in this meeting between past
and present, the production of this short film reveals the indigenous and African influence that
permeates the veins of my family and the former slave farm, now a living testimony, echoes
the murmurs of time and invites us to reflect on the history of Brazil, in particular, about
Piauí, awakening dormant emotions, challenging stereotypes and opening paths for new
narratives. In this symphony of images, the short film invites us to explore our past, the
depths of our own ancestry, to value the traditions that shape our existence and to practice
historical awareness. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024. |
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Aparece na Coleção: | História
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