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dc.contributor.advisorPérez Morales, Juan Carlos-
dc.contributor.authorSilva, Carneleide Batista da-
dc.identifier.citationSILVA, Carneleide Batista da. As lutas como temática das aulas de educação física: benefícios e desafios para sua implementação: revisão narrativa. 2023. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão narrativa referente aos benefícios e desafios da implementação das lutas: artes marciais tradicionais, nas aulas de Educação Física. Métodos: Trata-se de uma abordagem metodológica qualitativa, baseandose na revisão bibliográfica de caráter narrativo. O levantamento bibliográfico foi feito por meio de pesquisa nas bibliotecas eletrônicas SciELO, LILACS e Medline. Resultados: Dentre os benefícios encontrados estão: estímulo a uma vida disciplinada e de valores como respeito e honestidade; diminuição da agressividade e violência; diminuição de agressões e maior frequência de atenção prestativa em relação às vítimas de bullying; promoção de saúde física, mental e social e inclusão social. As principais barreiras encontradas foram: a crença que de que quem prática artes marciais fica mais agressivo e violento; crença de que as lutas são esportes exclusivos do público masculino; falta de aprofundamento na formação de professores em relação às artes marciais, a ausência de espaços e materiais adequados, a falta de meios físicos (tatame, espaços para treinamento, verbas), carência de formação especializada e limitação de conhecimentos práticos e/ou teóricos por parte dos atuais professores de Educação Física. Conclusão: As lutas: artes marciais tradicionais, envolvem conteúdos relevantes para formação do ser humano e podem contribuir expressivamente com a educação física escolar ou com projetos extracurriculares nas escolas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtes marciaispt_BR
dc.subject.keywordLutas corporaispt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.titleAs lutas como temática das aulas de educação física : benefícios e desafios para sua implementação : revisão narrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-10T15:09:26Z-
dc.date.available2024-06-10T15:09:26Z-
dc.date.submitted2023-10-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38824-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Objective: This work aims to carry out a narrative review regarding the benefits and challenges of implementing traditional martial arts in Physical Education classes. Methods: It is a qualitative methodological approach, based on a narrative literature review. The bibliographic survey was carried out through a search on the SciELO, LILACS and Medline electronic libraries. Results: Among the benefits found are: encouragement to a disciplined life and values such as respect and honesty; decreased aggression and violence; reduction of aggressions and greater frequency of helpful attention in relation to victims of bullying; promotion of physical, mental and social health and social inclusion. The main issues identified were: the belief that the practice of martial arts leads to increased aggression and violence; the perception that martial arts are predominantly male sports; inadequate training for instructors in the field of martial arts; a lack of appropriate training spaces and equipment; insufficient financial resources; and a shortage of specialized training, coupled with limited practical and/or theoretical knowledge among current Physical Education teachers. Conclusions: The figths (martial arts) involve relevant content for the formation of human beings and can significantly contribute to physical education in schools or extracurricular projects in schools.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



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