Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pérez Morales, Juan Carlos | - |
dc.contributor.author | Silva, Carneleide Batista da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Carneleide Batista da. As lutas como temática das aulas de educação física: benefícios e desafios para sua implementação: revisão narrativa. 2023. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão narrativa referente aos
benefícios e desafios da implementação das lutas: artes marciais tradicionais, nas aulas de
Educação Física. Métodos: Trata-se de uma abordagem metodológica qualitativa, baseandose na revisão bibliográfica de caráter narrativo. O levantamento bibliográfico foi feito por
meio de pesquisa nas bibliotecas eletrônicas SciELO, LILACS e Medline. Resultados: Dentre
os benefícios encontrados estão: estímulo a uma vida disciplinada e de valores como respeito
e honestidade; diminuição da agressividade e violência; diminuição de agressões e maior
frequência de atenção prestativa em relação às vítimas de bullying; promoção de saúde física,
mental e social e inclusão social. As principais barreiras encontradas foram: a crença que de
que quem prática artes marciais fica mais agressivo e violento; crença de que as lutas são
esportes exclusivos do público masculino; falta de aprofundamento na formação de
professores em relação às artes marciais, a ausência de espaços e materiais adequados, a falta
de meios físicos (tatame, espaços para treinamento, verbas), carência de formação
especializada e limitação de conhecimentos práticos e/ou teóricos por parte dos atuais
professores de Educação Física. Conclusão: As lutas: artes marciais tradicionais, envolvem
conteúdos relevantes para formação do ser humano e podem contribuir expressivamente com
a educação física escolar ou com projetos extracurriculares nas escolas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes marciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lutas corporais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | As lutas como temática das aulas de educação física : benefícios e desafios para sua implementação : revisão narrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-10T15:09:26Z | - |
dc.date.available | 2024-06-10T15:09:26Z | - |
dc.date.submitted | 2023-10-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38824 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Objective: This work aims to carry out a narrative review regarding the benefits and
challenges of implementing traditional martial arts in Physical Education classes. Methods: It
is a qualitative methodological approach, based on a narrative literature review. The
bibliographic survey was carried out through a search on the SciELO, LILACS and Medline
electronic libraries. Results: Among the benefits found are: encouragement to a disciplined
life and values such as respect and honesty; decreased aggression and violence; reduction of
aggressions and greater frequency of helpful attention in relation to victims of bullying;
promotion of physical, mental and social health and social inclusion. The main issues
identified were: the belief that the practice of martial arts leads to increased aggression and
violence; the perception that martial arts are predominantly male sports; inadequate training
for instructors in the field of martial arts; a lack of appropriate training spaces and equipment;
insufficient financial resources; and a shortage of specialized training, coupled with limited
practical and/or theoretical knowledge among current Physical Education teachers.
Conclusions: The figths (martial arts) involve relevant content for the formation of human
beings and can significantly contribute to physical education in schools or extracurricular
projects in schools. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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