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Título: Imagem corporal associada ao recordatório das práticas de atividade física em época escolar
Autor(es): Araújo, Camila Marques de
Orientador(es): Costa, Américo Pierangeli
Assunto: Educação física escolar
Imagem corporal em mulheres
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 10-Jun-2024
Referência: ARAÚJO, Camila Marques de. Imagem corporal associada ao recordatório das práticas de atividade física em época escolar. 2023. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A imagem corporal feminina ao longo dos séculos foi se modificando. Em cada época é possível observar padronizações impostas, com metas na maioria das vezes alcançáveis por um seleto grupo de mulheres. Como a mulher se enxerga na atualidade é o reflexo das informações que ela consome, do que ela já viveu, dos interesses que ela tem e do papel social que exerce. Com isso, buscamos compreender o quanto a Educação Física Escolar influenciou na vida dessa mulher. A presente pesquisa visa verificar se mulheres que possuem atividade virtual em redes sociais estão satisfeitas com a própria imagem corporal. Além disso, busca-se compreender se existe uma discrepância entre a imagem corporal percebida e a desejada por essas pessoas. Por fim, procurou-se compreender se em nível recordatório, as vivências na educação física escolar, possuem associação com a imagem corporal na vida adulta, bem como no nível de atividade física praticada no cotidiano. A pesquisa possui caráter descritivo e exploratório, sendo utilizado como estratégia para a coleta de dados o questionário, visando compreender as causas e efeitos além de sua relação entre passado e presente, foi delimitado como amostra apenas o público feminino com faixa etária entre 18 e 50 anos. A pesquisa foi realizada de maneira remota, utilizando a plataforma Google Forms para obtenção das respostas e divulgada em grupos femininos online. As respostas foram analisadas por meio de estatística descritivas, testes associativos e de comparações de médias. Ao final das análises considera-se que a maior parte da amostra estava insatisfeita com a imagem corporal, representando um total de 69,2% das respostas. O grupo que respondeu estar satisfeito com a imagem corporal representa 30,8%. Relacionando a rotina da prática de atividade física com a satisfação com a imagem corporal, percebeu-se que as mulheres insatisfeitas com a imagem corporal fazem menos atividade física do que as mulheres satisfeitas. Nas associações em nível recordatório, não foram encontrados resultados significativos sobre a prática de atividade física no momento atual com as aulas de Educação Física no passado. Já para aquelas que realizavam atividade física fora do ambiente escolar, está associada com a prática de atividade física no momento atual, a relação inversa também ocorreu, onde mulheres não ativas atualmente não praticavam atividade fora do ambiente escolar.
Abstract: Female body image has changed over the centuries. In each era, it is possible to observe imposed standards, with goals that are often achievable by a select group of women. How women see themselves today is a reflection of the information they consume, what they have experienced, their interests and the social role they play. With this in mind, we sought to understand how much school Physical Education has influenced these women's lives. This research aims to find out whether women who have virtual activity on social media are satisfied with their own body image. In addition, it seeks to understand whether there is a discrepancy between the body image perceived and the one desired by these people. Finally, the aim was to understand whether, at the recall level, if experiences in school physical education are associated with body image in adult life, as well as the level of physical activity practiced on a daily basis. The research was descriptive and exploratory in nature. A questionnaire was used as a data collection strategy to understand the causes and effects, as well as the relationship between past and present, only women aged between 18 and 50 were chosen as the sample. The survey was carried out remotely, using the Google Forms platform to obtain the responses and disseminated in online women's groups. The responses were analyzed using descriptive statistics, association tests and mean comparisons. At the end of the analysis, it was found that most of the sample was dissatisfied with their body image, representing a total of 69.2% of the responses. The group who said they were satisfied with their body image accounted for 30.8%. When relating the routine of physical activity to satisfaction with body image, it was found that women who were dissatisfied with their body image did less physical activity than women who were satisfied. In the associations at the recall level, no significant results were found regarding the practice of physical activity at the present time with Physical Education classes in the past. On the other hand, for those who practiced physical activity outside the school environment, it was associated with the practice of physical activity at the present time, and the inverse relationship also occurred, where women who were not currently active did not practice activity outside the school environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
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