Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Farias, Mayrhon José Abrantes | - |
dc.contributor.author | Martins, André Luis | - |
dc.contributor.author | Barroso, Weslen de Lima | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, André Luis; BARROSO, Weslen de Lima. Os jogos e brincadeiras tradicionais e suas contribuições na educação física escolar. 2023. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Barretos-SP, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo problematizar, com base na literatura
produzida na área, os jogos e brincadeiras tradicionais (ou populares) como
conteúdos das aulas de Educação Física escolar. Ademais, busca descrever como
são caracterizados os jogos e brincadeiras tradicionais (ou populares) na BNCC e na
produção acadêmica e compreender o papel que os jogos e brincadeiras têm
empreendido (ou podem empreender) na Educação Física escolar. Para tanto,
realizou-se um estudo qualitativo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, em que
foi realizada uma busca em bases de dados virtuais de periódicos da área e no
Google acadêmico, utilizando as palavras-chave: jogos e brincadeiras tradicionais e
jogos e brincadeiras populares. Inferiu-se a partir das informações obtidas nas
produções analisadas que os jogos e brincadeiras tradicionais desempenham
importante função no processo de ensino-aprendizagem, ofertando uma variedade
de possibilidades de vivências na Educação Física escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | Os jogos e brincadeiras tradicionais e suas contribuições na educação física escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-10T14:32:40Z | - |
dc.date.available | 2024-06-10T14:32:40Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38821 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study aims to problematize, based on the literature produced in the area,
traditional (or popular) games and games as content of Physical Education classes at
school. Furthermore, it seeks to describe how traditional (or popular) games and
games are characterized in the BNCC and in academic production and to understand
the role that games and games have played (or can play) in school Physical
Education. To this end, a qualitative study was carried out, through bibliographical
research, in which a search was carried out in virtual databases of periodicals in the
area and on Google Scholar, using the keywords: traditional games and games and
games and popular games. It was inferred from the information obtained in the
analyzed productions that traditional games and games play an important role in the
teaching-learning process, offering a variety of possibilities for experiences in school
Physical Education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|