Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38821
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AndreMartins_WeslenBarroso_tcc.pdf684,28 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFarias, Mayrhon José Abrantes-
dc.contributor.authorMartins, André Luis-
dc.contributor.authorBarroso, Weslen de Lima-
dc.identifier.citationMARTINS, André Luis; BARROSO, Weslen de Lima. Os jogos e brincadeiras tradicionais e suas contribuições na educação física escolar. 2023. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Barretos-SP, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo problematizar, com base na literatura produzida na área, os jogos e brincadeiras tradicionais (ou populares) como conteúdos das aulas de Educação Física escolar. Ademais, busca descrever como são caracterizados os jogos e brincadeiras tradicionais (ou populares) na BNCC e na produção acadêmica e compreender o papel que os jogos e brincadeiras têm empreendido (ou podem empreender) na Educação Física escolar. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, em que foi realizada uma busca em bases de dados virtuais de periódicos da área e no Google acadêmico, utilizando as palavras-chave: jogos e brincadeiras tradicionais e jogos e brincadeiras populares. Inferiu-se a partir das informações obtidas nas produções analisadas que os jogos e brincadeiras tradicionais desempenham importante função no processo de ensino-aprendizagem, ofertando uma variedade de possibilidades de vivências na Educação Física escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogospt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.titleOs jogos e brincadeiras tradicionais e suas contribuições na educação física escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-10T14:32:40Z-
dc.date.available2024-06-10T14:32:40Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38821-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aims to problematize, based on the literature produced in the area, traditional (or popular) games and games as content of Physical Education classes at school. Furthermore, it seeks to describe how traditional (or popular) games and games are characterized in the BNCC and in academic production and to understand the role that games and games have played (or can play) in school Physical Education. To this end, a qualitative study was carried out, through bibliographical research, in which a search was carried out in virtual databases of periodicals in the area and on Google Scholar, using the keywords: traditional games and games and games and popular games. It was inferred from the information obtained in the analyzed productions that traditional games and games play an important role in the teaching-learning process, offering a variety of possibilities for experiences in school Physical Education.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.