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dc.contributor.advisorBorges, Priscila Monteiro-
dc.contributor.authorStrieder, Rodrigo Barroso-
dc.identifier.citationSTRIEDER, Rodrigo Barroso. Cartas enquanto artefatos semióticos. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOs jogos de cartas fazem parte da cultura popular há séculos. Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de evolução desse fenômeno de forma a caracterizar as qualidades fundantes das cartas de jogar. Para isso, registros históricos da manifestação de jogos de cartas são levantados na intenção de contextualizar as influências que incidiram na plataforma. A partir da semiótica peirceana e do conceito de artefato semiótico, o baralho é analisado em seu caráter de plataforma, visando descrever os hábitos materiais da interface física que definem as cartas de jogar. Por fim, uma interlocução com os estudos de jogos é promovida pela análise das dinâmicas que as qualidades das cartas revelam, assim como pelo entendimento dos processos de interação que permeiam os jogos de cartas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSemióticapt_BR
dc.subject.keywordFenomenologiapt_BR
dc.subject.keywordJogos de cartaspt_BR
dc.titleCartas enquanto artefatos semióticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-07T13:43:23Z-
dc.date.available2024-06-07T13:43:23Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38804-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Card games have been a part of popular culture for centuries, this work aims to investigate the process of evolution of this phenomenon in order to characterize the founding qualities of playing cards. For this, historical records of card games manifestations are raised with the intention of contextualizing the influences that affected the platform. Based on Peirce's semiotics and the concept of semiotic artifact, the card is analyzed in its platform characteristics, aiming to describe the material habits of the physical interface that define playing cards. Finally, an interlocution with game studies is promoted by analyzing the dynamics revealed by the qualities of cards, as well as by understanding interaction processes that permeate card games.pt_BR
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