Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38785
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_TiagoEmanoelSoares_tcc.pdf244,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Manejo da insônia na atenção primária à saúde
Autor(es): Soares, Tiago Emanoel
Orientador(es): Leite, Diego Bolivar Magalhães Vila Pouca Mourão
Coorientador(es): Rodrigues, Lígia Villela
Assunto: Atenção primária à saúde
Insônia
Práticas Integrativas e Complementares (Saúde)
Terapias alternativas
Terapias complementares
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 6-Jun-2024
Referência: SOARES, Tiago Emanoel. Manejo da insônia na atenção primária à saúde. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Medicina de Família e Comunidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: a insônia primária é caracterizada como parte da classe de distúrbios do sono aqueles cujo efeito na quantidade e qualidade do sono reduzem a produtividade, segurança e qualidade de vida geral do paciente. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), regularizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), são meios terapêuticos que visam prevenir enfermidades e recuperar a saúde enfatizando um ambiente acolhedor, um vínculo terapêutico bem desenvolvido e a relação entre ser humano, sociedade e meio ambiente. Objetivo: Verificar se as terapias alternativas existentes podem ser eficazes para o controle da insônia primária. Métodos: Uma revisão narrativa utilizando a busca de artigos científicos sobre a temática em duas bases de dados, Pubmed e Lilacs, analisandose o período de 2017 a 2022. Resultados: Dos 385 artigos encontrados 329 foram excluídos pelo título. Dos 56 artigos restantes, muitos não avaliavam como desfecho práticas integrativas no manejo da insônia, bem como não possuíam os critérios de inclusão, restando 5 artigos que foram lidos integralmente. Discussão: Subsequente à análise diagnóstica, o tratamento é determinado conforme o tipo de insônia, e, conforme os recursos disponíveis, preferências do paciente, custo do tratamento, gravidade e comorbidades associadas, este deve ser individualizado. Conclusão: Visto que a insônia primária é um transtorno multidimensional e seu tratamento deverá combinar medidas não farmacológicas e farmacológicas. As terapias alternativas e complementares são recursos para a promoção da saúde por meio do cuidado integral e redução do uso de fármacos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Residência Médica HUB/UnB, Curso de Especialização em Residência Médica - Medicina de Família e Comunidade, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.