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Título: Ambientes naturais e as suas contribuições para o desenvolvimento infantil saudável : diálogos entre a terapia ocupacional e a psicologia ambiental
Autor(es): Silva, Kamilla Moureira da
Orientador(es): Günther, Hartmut
Coorientador(es): Melo, Juliana Valéria de
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Psicologia ambiental
Data de apresentação: 22-Set-2022
Data de publicação: 5-Jun-2024
Referência: SILVA, Kamilla Moureira da. Ambientes naturais e as suas contribuições para o desenvolvimento infantil saudável: diálogos entre a terapia ocupacional e a psicologia ambiental. 2022. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Em decorrência do crescimento dos centros urbanos, houve um afastamento de parte da população em relação à natureza. Este estudo qualitativo teve por objetivo descrever o engajamento em atividades na natureza de crianças integrantes de projetos de uma organização no Estado de Goiás, especificamente quanto ao brincar, às estratégias de restauração de estresse/fadiga e à percepção sobre a natureza. Utilizou-se questionário semi-estruturado para entrevista individual e roteiro de grupo focal com cinco temas chaves. Foram incluídas cinco crianças com idades entre sete e 11 anos. As respostas indicaram respeito e admiração pela natureza, uso de elementos naturais nas brincadeiras, oferecimento de affordance para o brincar pelos ambientes naturais e favorecimento de brincadeiras que proporcionam a estimulação sensorial e das habilidades psicomotoras. Necessários novos estudos sobre as relações entre desenvolvimento infantil saudável e a interação com a natureza.
Abstract: As a result of the growth of urban centers, part of the population moved away from nature. The qualitative study aimed to describe the engagement in nature-based activities of children who are part of projects of an organization in the State of Goiás, specifically in terms of playing, stress/fatigue restoration strategies and perception of nature. For data collection, a semi-structured questionnaire for individual interview and a focus group script with five key themes were used. Five children aged between seven and 11 years old were included. The answers indicated respect and admiration for nature, use of natural elements in games, affordance to playing provided by the environment and favoring of games that provide sensory stimulation and psychomotor skills. Further studies on the relation between healthy child development and interaction with nature are needed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2022.
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