Título: | Ambientes naturais e as suas contribuições para o desenvolvimento infantil saudável : diálogos entre a terapia ocupacional e a psicologia ambiental |
Autor(es): | Silva, Kamilla Moureira da |
Orientador(es): | Günther, Hartmut |
Coorientador(es): | Melo, Juliana Valéria de |
Assunto: | Crianças - desenvolvimento Psicologia ambiental |
Data de apresentação: | 22-Set-2022 |
Data de publicação: | 5-Jun-2024 |
Referência: | SILVA, Kamilla Moureira da. Ambientes naturais e as suas contribuições para o desenvolvimento infantil saudável: diálogos entre a terapia ocupacional e a psicologia ambiental. 2022. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Em decorrência do crescimento dos centros urbanos, houve um afastamento de
parte da população em relação à natureza. Este estudo qualitativo teve por objetivo
descrever o engajamento em atividades na natureza de crianças integrantes de
projetos de uma organização no Estado de Goiás, especificamente quanto ao
brincar, às estratégias de restauração de estresse/fadiga e à percepção sobre a
natureza. Utilizou-se questionário semi-estruturado para entrevista individual e
roteiro de grupo focal com cinco temas chaves. Foram incluídas cinco crianças com
idades entre sete e 11 anos. As respostas indicaram respeito e admiração pela
natureza, uso de elementos naturais nas brincadeiras, oferecimento de affordance
para o brincar pelos ambientes naturais e favorecimento de brincadeiras que
proporcionam a estimulação sensorial e das habilidades psicomotoras. Necessários
novos estudos sobre as relações entre desenvolvimento infantil saudável e a
interação com a natureza. |
Abstract: | As a result of the growth of urban centers, part of the population moved away from
nature. The qualitative study aimed to describe the engagement in nature-based
activities of children who are part of projects of an organization in the State of Goiás,
specifically in terms of playing, stress/fatigue restoration strategies and perception of
nature. For data collection, a semi-structured questionnaire for individual interview
and a focus group script with five key themes were used. Five children aged between
seven and 11 years old were included. The answers indicated respect and admiration
for nature, use of natural elements in games, affordance to playing provided by the
environment and favoring of games that provide sensory stimulation and
psychomotor skills. Further studies on the relation between healthy child
development and interaction with nature are needed. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.