Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38735
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FlaviaToledoSimoes_tcc.pdf303,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comportamento sexual inapropriado na demência : revisão literária e síntese narrativa
Autor(es): Simões, Flávia Toledo
Orientador(es): Toledo, Maria Alice de Vilhena
Assunto: Demência
Comportamento sexual
Transtorno do Comportamento Sexual Compulsivo
Terapêutica
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 5-Jun-2024
Referência: SIMÕES, Flávia Toledo. Comportamento sexual inapropriado na demência : revisão literária e síntese narrativa. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Clínica Médica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Contexto: a demência é uma condição altamente prevalente, estimando-se que o número de pessoas com essa patologia em todo o mundo triplique de 44 milhões em 2013 para 135 milhões em 2050 (PRINCE et al., 2013). Os sintomas comportamentais são muito prevalentes, ocorrem em 90% dos pacientes com demência em algum momento ao longo do curso da doença. Entre eles, temos o comportamento sexual inapropriado (CSI). Sua ocorrência é bastante variável nos estudos, de 2 a 25% (DOMINGUEZ and BARBAGALLO, 2016). Entretanto, causam sofrimento ao paciente, sobrecarga aos cuidadores, além de elevar o custo do cuidado e aumentar o risco de Institucionalização (CHAPMAN et al., 2020). As abordagens existentes apresentam resultados conflitantes e carecem de evidência científica. Objetivos: identificar os fatores que possam contribuir para o aparecimento desse comportamento, revisar sua definição e sintetizar evidências sobre a melhor abordagem terapêutica. Desenho: revisão literária e síntese narrativa. Fonte de dados (Search methods): foi utilizada a metodologia PRISMA, utilizando as bases de dados NCBI (National Center for Biotechnology Information) e Embase, por meio da plataforma MeSH, com os seguintes descritores: “inappropriate sexual behavior in dementia” e “sexual disinhibition and dementia”. A pesquisa foi realizada em dezembro de 2021 e janeiro 2022. A elegibilidade dos artigos foi definida com base nos seguintes critérios: 1- língua inglesa; 2- utilização dos filtros “Clinical Study”, "Clinical Trial", "Meta-Analysis", "Observational Study", "Randomized Controlled Trial", “Review” e “Systematic Reviews; 3 - estudos que incluíam adultos com diagnóstico de demência e relato da presença de comportamento sexual inapropriado. Resultados: 160 estudos foram encontrados utilizando-se a metodologia PRISMA. Após retirar registros repetidos e que não preenchiam os critérios de elegibilidade, foram usados 38 artigos para esta revisão de literatura. Conclusão: são necessários mais estudos sobre CSI, ainda há poucas publicações com bom nível de evidência sobre o tema e falta consenso para o tratamento específico do comportamento sexual inadequado na demência. As publicações atuais se mostraram limitadas, sendo necessários mais estudos para uma melhor abordagem desta condição, uma vez que ela é uma importante causa de problemas para os pacientes, familiares e cuidadores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Residência Médica HUB/UnB, Curso de Especialização em Residência Médica - Clínica Médica, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Residência Médica de Clínica Médica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.