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Título: Valores organizacionais em uma instituição financeira : a percepção dos funcionários em três agências do interior de Rondônia
Autor(es): Kuticoski, Jean Flavio dos Anjos
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Comprometimento organizacional
Instituições financeiras
Ambiente de trabalho
Bancários
Data de apresentação: 14-Abr-2012
Data de publicação: 28-Set-2012
Referência: KUTICOSKI, Jean Flavio dos Anjos. Valores organizacionais em uma instituição financeira: a percepção dos funcionários em três agências do interior de Rondônia. 2012. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os valores organizacionais nas instituições financeiras. Foram analisadas três agências bancárias, situadas nas cidades de Mirante da Serra, Monte Negro e Urupá no estado de Rondônia. O estudo busca identificar a percepção dos funcionários aos valores organizacionais, para isto será usado como base os fatores motivacionais propostos por Schwartz e com o uso da medida de percepção dos valores organizacionais construído por Oliveira e Tamayo, o IPVO (Inventário de Perfis de Valores) com a aplicação de seu questionário que foi adaptado de 48 para 34 questões, onde contemplam todos estes fatores, que são: Realização, Conformidade, Domínio, Prestígio Organizacional, Bem-estar do Empregado, Tradição, Autonomia e Preocupação com a Coletividade. Os dados foram coletados em mais de uma agência para possibilitar a comparação da percepção dos funcionários pertencente a uma mesma organização, mas situada em regiões diferentes. A empresa apresenta uma política de gestão de pessoas normatizada para toda a sua rede de agências, onde o acesso ao quadro funcional é por meio de concurso público, com plano de carreira, salários que remuneram igualmente os mesmos cargos, não existindo diferenças de região para região. A metodologia aplicada foi a quantitativa, foram distribuídos 22 questionários e retornaram 12 respondidos, para a tabulação foi utilizado o Programa Microsoft Excel 2003 onde foi obtido a média e o desvio padrão de cada fator que foi analisado baseado na literatura e estudos na área, os resultados pretendido foram alcançados, analisando todos os fatores e comparando entre as agências não foi constatado diferenças consideráveis, o que mostra que esta organização tem os valores organizacionais percebido de maneira semelhantes, proporcionando uma melhor estrutura para disseminar políticas e estratégias.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Administração a Distância, 2012.
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