Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38702
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GuilhermeDamascenoCarvalhoSilva_tcc.pdf1,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os afetos dos estudantes da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília mediados pelo smartphone
Autor(es): Silva, Guilherme Damasceno Carvalho da
Orientador(es): Barcellos, Zanei Ramos
Assunto: Afetividade
Sociabilidade
Comunicação
Data de apresentação: 13-Dez-2023
Data de publicação: 4-Jun-2024
Referência: SILVA, Guilherme Damasceno Carvalho da. Os afetos dos estudantes da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília mediados pelo smartphone. 2023. 75 fl., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023
Resumo: Este trabalho levanta as dinâmicas específicas dos usos de smartphones como tecnologia mediadora dos relacionamentos afetivos, aqui substanciados em relacionamentos familiares e entre amigos e relacionamentos românticos, dos estudantes do curso de graduação da Faculdade de Comunicação da UnB, para detectar as vantagens e desvantagens proporcionadas pelo uso do aparelho nestas relações e revelar como o seu usuário constroi suas subjetividades a partir dessa interação entre homem e o dispositivo. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que encontrou, em especial, a definição de Lasén (2004; 2009), para a qual o smartphone é uma tecnologia afetiva, capaz de afetar as relações sociais humanas, constituindo-se como uma importante ferramenta para a construção das subjetividades humanas na atualidade. Nesta área das afetividades, o smartphone age como mediador das relações sociais, tornando-se o principal meio material que liga o mundo virtual, das redes sociais e internet, com o mundo físico. Partindo desta perspectiva, foi realizada uma pesquisa no formato survey, com questões qualitativas e quantitativas, desenvolvida pelo autor, aplicada entre os alunos de graduação do curso para que as experiências afetivas do grupo estudado fossem contadas por eles próprios e analisadas frente ao arcabouço bibliográfico. As análises dos dados do questionário revelaram as novas dinâmicas dos relacionamentos afetivos, propiciadas pela mediação do smartphone. Há a percepção entre os usuários que a ferramenta é um facilitador e promove vantagens que são facilmente identificadas pelo grupo. Por outro lado, o grupo demonstrou-se capaz de identificar problemas relacionados ao uso dos smartphones em suas relações afetivas, muito embora a responsabilidade por esses dilemas seja apontada, pelo grupo, como sendo do próprio usuário, por não estabelecer limites para impedir o uso nocivo do aparelho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.