Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38700
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DaniloPauloDeOliveira_tcc.pdf533,74 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGramacho, Wladimir Ganzelevitch-
dc.contributor.authorOliveira, Danilo Paulo de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Danilo Paulo de. O jornalismo de tecnologia e a decisão de compra de smartphone por estudantes da UnB. 2023. 49 fl., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é investigar os determinantes na decisão de compra de smartphones por estudantes da Universidade de Brasília (UnB). Mais especificamente, o estudo busca mensurar a relevância dos sites de tecnologia e veículos especializados nesse processo decisório. A metodologia da pesquisa baseia-se em survey online aplicado entre os dias 17 e 27 de outubro de 2023 a uma amostra com 146 estudantes da UnB. Os principais resultados sugerem que a maioria dos estudantes realiza pesquisas na Internet antes de comprar um novo smartphone. Além disso, as informações sobre esses produtos em canais de tecnologia especializados no YouTube, assim como sites horizontais de notícias, se mostraram determinantes na decisão de compra pelos estudantes entrevistados, os quais indicaram que indicaram observar maior credibilidade no conteúdo produzido pela mídia especializada em relação ao conteúdo produzido por usuários comuns não especializados em tecnologia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSmartphonespt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.subject.keywordDecisão de comprapt_BR
dc.titleO jornalismo de tecnologia e a decisão de compra de smartphone por estudantes da UnBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-04T11:58:26Z-
dc.date.available2024-06-04T11:58:26Z-
dc.date.submitted2023-12-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38700-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this study is to investigate the determinants in the purchasing decision of smartphones among students at the University of Brasília (UnB). More specifically, the study aims to assess the relevance of technology websites and specialized media in this decision-making process. The research methodology is based on an online survey conducted from October 17th to 27th, 2023, among a sample of 146 UnB students. The main findings suggest that the majority of students conduct internet research before purchasing a new smartphone. Additionally, information about these products from specialized technology channels on YouTube, as well as general news websites, emerged as influential factors in the purchasing decisions of the interviewed students, who indicated perceiving greater credibility in content produced by specialized media compared to content from non-specialized, common users in technology.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.