Título: | Aspectos econômicos da produção e comercialização do baru (Dipteryx alata Vogel) no Distrito Federal |
Autor(es): | Cardoso, Natasha dos Santos |
Orientador(es): | Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá |
Coorientador(es): | Reis, Júlio Cesar dos |
Assunto: | Frutas nativas do cerrado Cerrado |
Data de apresentação: | 2023 |
Data de publicação: | 29-Mai-2024 |
Referência: | CARDOSO, Natasha dos Santos. Aspectos econômicos da produção e comercialização do baru (Dipteryx alata Vogel) no Distrito Federal. 2023. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023. |
Resumo: | O Cerrado é uma savana tropical que abriga uma grande variedade de frutos com
potencial nutritivo e econômico pouco explorado. O baru, uma árvore nativa do Brasil,
tem ganhado destaque nacional e internacionalmente devido às suas sementes valorizadas
por suas características nutricionais, benefícios à saúde e potencial econômico. Sua
produção concentra-se na coleta e processamento das sementes, além da possibilidade de
extração de madeira e de outros co-produtos1
. No entanto, o extrativismo, método de
extração do fruto, traz desafios desde a coleta até a distribuição, demandando estudos
detalhados dos custos envolvidos na produção. Para analisar o comportamento dos
mercados sobre o baru, o presente trabalho utilizou como método de pesquisa a revisão
da literatura e a pesquisa a campo com a elaboração de questionário estruturado para
investigar o mercado do baru em Brasília e cidades no entorno, onde foram aplicados
junto a feirantes e proprietários de lojas de produtos naturais, buscando obter informações
sobre aspectos como a comercialização e a origem do baru in natura e seus co-produtos,
dados sobre os canais de distribuição inseridos, demanda, custo e receita, além dos
desafios e oportunidades deste mercado. Os resultados da análise da Política de Garantia
de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), apresentou
variações do preço praticados entre 2010 para baru in natura e 2015 a 2023 para a castanha
do baru, reflexo da valorização do co-produto do fruto, viabilizando maior geração de
renda para os produtores agroextrativistas. Além disso, a análise da pesquisa a campo
realizada indicou discrepância em relação aos preços praticados nas feiras e nas lojas de
produtos naturais; além dos desafios na distribuição entre fornecedores e comerciantes;
os custos empregados na comercialização desde obtenção dos produtos até a demanda
dos respectivos locais e a margem de lucro comparada entre os canais de comercialização. |
Abstract: | The Cerrado is a tropical savannah that is home to a wide variety of fruits with little
explored nutritional and economic potential. The baru, a tree native to Brazil, has gained
national and international prominence due to its seeds valued for their nutritional
characteristics, health benefits and economic potential. Its production focuses on
collecting and processing seeds, in addition to the possibility of extracting wood and other
co-products. However, extractivism, the method of extracting the fruit, brings challenges
from collection to distribution, requiring detailed studies of the costs involved in
production. To analyze the behavior of markets regarding baru, the present work used as
a research method a literature review and field research with the development of a
structured questionnaire to investigate the baru market in Brasília and surrounding cities,
where they were applied together to stallholders and owners of natural product stores,
seeking to obtain information on aspects such as the marketing and origin of fresh baru
and its co-products, data on the distribution channels included, demand, cost and revenue,
in addition to challenges and opportunities of this market. The results of the analysis of
the Minimum Price Guarantee Policy for Sociobiodiversity Products (PGPM-Bio),
showed price variations between 2010 for fresh baru and 2015 to 2023 for baru nuts,
reflecting the appreciation of the co-product of fruit, enabling greater income generation
for agroextractive producers. Furthermore, the analysis of the field research carried out
indicated a discrepancy in relation to the prices charged at fairs and in natural product
stores; in addition to challenges in distribution between suppliers and traders; the costs
used in marketing, from obtaining the products to the demand in the respective locations
and the profit margin compared between the marketing channels. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.