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Título: Aspectos econômicos da produção e comercialização do baru (Dipteryx alata Vogel) no Distrito Federal
Autor(es): Cardoso, Natasha dos Santos
Orientador(es): Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá
Coorientador(es): Reis, Júlio Cesar dos
Assunto: Frutas nativas do cerrado
Cerrado
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 29-Mai-2024
Referência: CARDOSO, Natasha dos Santos. Aspectos econômicos da produção e comercialização do baru (Dipteryx alata Vogel) no Distrito Federal. 2023. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.
Resumo: O Cerrado é uma savana tropical que abriga uma grande variedade de frutos com potencial nutritivo e econômico pouco explorado. O baru, uma árvore nativa do Brasil, tem ganhado destaque nacional e internacionalmente devido às suas sementes valorizadas por suas características nutricionais, benefícios à saúde e potencial econômico. Sua produção concentra-se na coleta e processamento das sementes, além da possibilidade de extração de madeira e de outros co-produtos1 . No entanto, o extrativismo, método de extração do fruto, traz desafios desde a coleta até a distribuição, demandando estudos detalhados dos custos envolvidos na produção. Para analisar o comportamento dos mercados sobre o baru, o presente trabalho utilizou como método de pesquisa a revisão da literatura e a pesquisa a campo com a elaboração de questionário estruturado para investigar o mercado do baru em Brasília e cidades no entorno, onde foram aplicados junto a feirantes e proprietários de lojas de produtos naturais, buscando obter informações sobre aspectos como a comercialização e a origem do baru in natura e seus co-produtos, dados sobre os canais de distribuição inseridos, demanda, custo e receita, além dos desafios e oportunidades deste mercado. Os resultados da análise da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), apresentou variações do preço praticados entre 2010 para baru in natura e 2015 a 2023 para a castanha do baru, reflexo da valorização do co-produto do fruto, viabilizando maior geração de renda para os produtores agroextrativistas. Além disso, a análise da pesquisa a campo realizada indicou discrepância em relação aos preços praticados nas feiras e nas lojas de produtos naturais; além dos desafios na distribuição entre fornecedores e comerciantes; os custos empregados na comercialização desde obtenção dos produtos até a demanda dos respectivos locais e a margem de lucro comparada entre os canais de comercialização.
Abstract: The Cerrado is a tropical savannah that is home to a wide variety of fruits with little explored nutritional and economic potential. The baru, a tree native to Brazil, has gained national and international prominence due to its seeds valued for their nutritional characteristics, health benefits and economic potential. Its production focuses on collecting and processing seeds, in addition to the possibility of extracting wood and other co-products. However, extractivism, the method of extracting the fruit, brings challenges from collection to distribution, requiring detailed studies of the costs involved in production. To analyze the behavior of markets regarding baru, the present work used as a research method a literature review and field research with the development of a structured questionnaire to investigate the baru market in Brasília and surrounding cities, where they were applied together to stallholders and owners of natural product stores, seeking to obtain information on aspects such as the marketing and origin of fresh baru and its co-products, data on the distribution channels included, demand, cost and revenue, in addition to challenges and opportunities of this market. The results of the analysis of the Minimum Price Guarantee Policy for Sociobiodiversity Products (PGPM-Bio), showed price variations between 2010 for fresh baru and 2015 to 2023 for baru nuts, reflecting the appreciation of the co-product of fruit, enabling greater income generation for agroextractive producers. Furthermore, the analysis of the field research carried out indicated a discrepancy in relation to the prices charged at fairs and in natural product stores; in addition to challenges in distribution between suppliers and traders; the costs used in marketing, from obtaining the products to the demand in the respective locations and the profit margin compared between the marketing channels.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023.
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