Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38668
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DeboraMoraisSilvaVicente_tcc.pdf2,09 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGeraldes, Elen Cristina-
dc.contributor.authorVicente, Débora de Morais Silva-
dc.identifier.citationVICENTE, Débora de Morais Silva. Comunicação organizacional e acessibilidade: estudo de caso da Diretoria de Acessibilidade (DACES) da Universidade de Brasília (UnB). 2023. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO tema deste artigo são as contribuições da comunicação organizacional para a acessibilidade em instituições de ensino superior. Metodologicamente, utiliza o estudo de caso da Diretoria de Acessibilidade (Daces) da Universidade de Brasília (UnB) e as técnicas de revisão bibliográfica, aplicação de formulários, entrevista semiestruturada no dia 6 de dezembro de 2022 com a diretora e a assistente social na Daces e análise de mídias sociais. O referencial teórico desenvolve os conceitos de acessibilidade, inclusão e responsabilidade social. Conclui-se que a comunicação organizacional pode auxiliar na valorização da acessibilidade pelas organizações, ao melhorar o ambiente organizacional, realizar ações contra o capacitismo, planejar e executar canais de comunicação e engajar a equipe e toda a comunidade universitária para melhorar o orçamento da área e adquirir tecnologias assistivas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComunicação organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiênciapt_BR
dc.titleComunicação organizacional e acessibilidade : estudo de caso da Diretoria de Acessibilidade (DACES) da Universidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-28T11:46:21Z-
dc.date.available2024-05-28T11:46:21Z-
dc.date.submitted2023-02-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38668-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The theme of this article is the contributions of organizational communication to accessibility in higher education institutions. Methodologically, it uses the case study of the Accessibility Directorate (Daces) of the University of Brasília (UnB) and the techniques of bibliographic review, application of forms, semi-structured interview on December 6, 2022 with the director and the social worker in the directorate and social media analysis. The theoretical framework develops the concepts of accessibility, inclusion and social responsibility. It is concluded that organizational communication can help in valuing accessibility by organizations, by improving the organizational environment, carrying out actions against capacitism, planning and executing communication channels and engaging the team and the entire university community to improve the area's budget and acquire assistive technologies.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.