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Título: Iconografia e grafismo wayana-aparai : por trás dos artefatos e peles pintadas
Autor(es): Silva, Rayane Maia
Orientador(es): Rodrigues, Raquel Imanishi
Assunto: Iconografia
Grafismo
Arte indígena
Data de apresentação: 5-Out-2022
Data de publicação: 28-Mai-2024
Referência: SILVA, Rayane Maia. Iconografia e grafismo wayana-aparai: por trás dos artefatos e peles pintadas. 2023. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Partindo da análise das pinturas corporais e dos objetos e artefatos dos povos Wayana e Aparai estabelecidos no extremo norte do Estado do Pará, e, em particular, dos estudos estéticos e etnográficos da professora e antropóloga Lucia Hussak van Velthem, o presente trabalho visa descrever e investigar as complexas formas artísticas dessas etnias à luz de seus mitos e cosmologia. Retomaremos, para tanto, os mitos que fundamentam e dão sentido às figuras e aos grafismos recorrentes nos artefatos e pinturas corporais desses povos. Se a arte faz parte da existência humana desde o Paleolítico, como uma necessidade intrínseca aos seres humanos de expressar e exteriorizar não apenas sua relação com o mundo, mas a compreensão de sua presença nele, compreender o significado de diferentes formas artísticas é compreender também como diferentes culturas simbolizam e dão significado aos seus modos de ser e estar no mundo. Tendo em vista nosso cultivado desconhecimento acerca dos povos indígenas que habitam os territórios brasileiro e adjacentes, o estudo da iconografia e do grafismo Wayana-Aparai, que está no centro desse trabalho, será precedido de uma breve apresentação dessas etnias. Buscaremos, na sequência, expor a relação entre os grafismos e as narrativas míticas que recontam seu surgimento e o que há por trás dos métodos artísticos empregados e como eles significam e justificam o “ser” para esses povos.
Abstract: Starting from the analysis of body paintings and objects and artifacts of the Wayana and Aparai peoples established in the extreme north of the State of Pará, and, in particular, from the aesthetic and ethnographic studies of the professor and anthropologist Lucia Hussak van Velthem , the present work aims to describe and to investigate the complex artistic forms of these ethnic groups in the light of their myths and cosmology. We will return, therefore, to the myths that underlie and give meaning to the figures and graphics that are recurrent in the artifacts and body paintings of these peoples. If art has been part of human existence since the Paleolithic, as an intrinsic need for human beings to express and externalize not only their relationship with the world, but the understanding of their presence in it, understanding the meaning of different artistic forms is also understanding how different cultures symbolize and give meaning to their ways of being and being in the world. In view of our cultivated lack of knowledge about the indigenous peoples that inhabit Brazilian and adjacent territories, the study of the iconography and graphics of Wayana -Aparai, which is at the center of this work, will be preceded by a brief presentation of these ethnicities. We will seek, in the sequence, to expose the relationship between the graphics and the mythical narratives that recount their emergence and what is behind the artistic methods used and how they mean and justify the “being” for these peoples.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022.
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