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Título: Educação formal e informal em música e seus desdobramentos na prática instrumentística
Autor(es): Pinheiro, Gustavo José Barbosa Passos
Orientador(es): Arsky Filho, Vadim da Costa
Assunto: Educação musical
Prática instrumentística
Instrumentos musicais - instrução e estudo
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 22-Mai-2024
Referência: PINHEIRO, Gustavo José Barbosa Passos. Educação formal e informal em música e seus desdobramentos na prática instrumentística. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, que é uma pesquisa exploratória qualitativa, buscou evidenciar e analisar as questões que caracterizam situações de aprendizagem em música como formais ou informais, bem como os seus desdobramentos para a prática instrumentística. Acredita-se que este tema se torna relevante para a área de pesquisa em educação musical diante da diversidade sociocultural e pedagógica brasileira, onde diferentes movimentos históricomusicais se disseminaram através de diferentes práticas e tradições formativas. Diante de tal panorama e da própria trajetória musical do autor, surge o questionamento de como definir uma determinada prática musical como formal ou informal. Como isso se relaciona com o processo de formação do instrumentista? Através da revisão de literatura, são apresentados conceitos, variáveis e parâmetros que buscam qualificar o grau de formalidade de uma prática musical, bem como o reflexo de uma prática “erudita” ou “popular” para a prática instrumentística. Então buscou-se, por meio de duas entrevistas focalizadas com professores de ensino superior, formação clássica e atuação no cenário da música popular, colher detalhes sobre os seus processos formativos e as variáveis que influenciaram o seu desenvolvimento no instrumento. A partir de tais procedimentos, a formalidade e informalidade se apresentam na educação musical como um espectro de dois pólos distintos e complementares: relacionando-se com o grau de textualidade e oralidade de uma determinada prática, ocorrendo de maneira separada ou simultânea durante a formação de um indivíduo e promovendo habilidades que se mostram intercambiáveis. Buscou-se melhor entender tais processos e suas variáveis para também melhor diagnosticar os objetivos de possíveis alunos e os caminhos para atingi-los.
Abstract: This monograph, an exploratory and qualitative research, sought to highlight and analyze the aspects that characterize learning situations in music as formal or informal, as well as their implications for instrumental practice. It is believed that this theme becomes relevant to the area of research in music education given the brazilian sociocultural and pedagogical diversity, where different historical-musical movements were disseminated through different training practices and traditions. Given this context and the author's own musical trajectory, the question of how to define a certain musical practice as formal or informal arises. How does this relate to the instrumentalist formative process? Through the literature review, concepts, variables and parameters that seek to qualify the degree of formality of a musical practice, as well as the reflection of a “classical” or “popular” practice for instrumental studies are presented. Then, through two focused interviews with university professors, that had classical training and work in the popular music scene, we sought to gather details about their training processes and the variables that influenced their development on their instrument. Based on such procedures, formality and informality is presented in music education as a spectrum of two distinct and complementary poles: relating to the degree of textuality and orality of a given practice, occurring separately or simultaneously during the formation of an individual and promoting skills that prove to be interchangeable. We sought to better understand such processes and their variables in order to better diagnose the objectives of potential students and the ways to achieve them.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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