Título: | Desenvolvimento de experimentos para o ensino de mecânica dos sólidos |
Autor(es): | Conceição, Márcio da Silva |
Orientador(es): | Veloso, Luís Augusto Conte Mendes |
Assunto: | Mecânica dos sólidos Extensômetro Bancada didática experimental |
Data de apresentação: | 26-Jul-2023 |
Data de publicação: | 22-Mai-2024 |
Referência: | CONCEIÇÃO, Márcio da Silva. Desenvolvimento de experimentos para o ensino de mecânica dos sólidos. 2023. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | No decorrer do curso de engenharia, os discentes passam por matérias com muitos
conceitos carregados de formulações matemáticas complexas, que dificultam a visualização física dos fenômenos que os foi apresentados na teoria. Com isso muitas vezes o
aprendizado não é concluído por completo, causando o desinteresse por parte do discente
no curso como um todo ou da disciplina. O objetivo geral desse trabalho parte do aprimoramento de experimentos utilizados no ensino de Mecânica dos Sólidos na Universidade
de Brasília - UnB, para facilitar o aprendizado dos alunos. O trabalho visou revitalizar
e aprimorar duas bancadas de ensaios, sendo uma delas utilizadas para testes de tração
e compressão e a outra utilizada para testes de flexão. A bancada de ensaio de tração e
compressão foi aprimorada a partir do projeto e construção de uma célula de carga que
permitiu a leitura das cargas aplicadas no corpo de prova. Além disso, com a instalação
de extensômetros elétricos no corpo de prova, foi possível a obtenção do diagrama tensão deformação do material, bem como a determinação do coeficiente de Poisson do material.
Na bancada de ensaio de flexão, foram instalados extensômetros elétricos permitindo aos
estudantes observar a distribuição de tensões na flexão, bem como o comportamento de
barras fletidas. |
Abstract: | Throughout the engineering course, students undergo subjects laden with numerous concepts entwined with complex mathematical formulations, which hinder the physical
visualization of the phenomena presented in theory. As a result, learning is often left incomplete, leading to disinterest on the part of the student, either in the course as a whole
or in the specific discipline. The overarching goal of this work stems from the enhancement of experiments used in the teaching of Solid Mechanics at the University of Brasília
- UnB, with the aim of facilitating student learning. The work aimed to revitalize and
improve two testing benches, one of which was used for tension and compression tests,
while the other was used for bending tests. The tension and compression testing bench was
enhanced through the design and construction of a load cell, enabling the measurement
of applied loads on the test specimen. Furthermore, by installing electrical strain gauges
on the test specimen, it was possible to obtain the stress-strain diagram of the material,
as well as determine the material’s Poisson coefficient. In the bending testing bench, electrical strain gauges were installed, allowing students to observe stress distribution during
bending, as well as the behavior of flexed bars. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.