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Título: Análise do excesso de carga como fator influente na qualidade das rodovias brasileiras
Autor(es): Pereira, Rafael Salles
Orientador(es): Zanchetta, Fábio
Assunto: Rodovias - infraestrutura
Pavimentos
Data de apresentação: 1-Fev-2020
Data de publicação: 22-Mai-2024
Referência: PEREIRA, Rafael Salles. Análise do excesso de carga como fator influente na qualidade das rodovias brasileiras. 2019. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O modo rodoviário é amplamente utilizado em todo mundo, tanto para o transporte de pessoas como para o transporte de cargas. No Brasil, ele é responsável por 60% do transporte de cargas, tendo como resultado um intenso tráfego de veículos de carga nas rodovias brasileiras, pavimentadas ou não. Ainda que boa parte dessas estradas tenham sido corretamente projetadas é de suma importância que se tenha um controle do tráfego de cargas que por elas são transportadas, para que se garanta a sua correta utilização conforme prevista em seu projeto. Porém, assim como observado em países como Portugal, Equador, Paquistão, Indonésia, Estados Unidos e Brasil, as leis que limitam as cargas nem sempre são obedecidas, e assim a deterioração do pavimento é a celerada e a sua vida útil diminuída além do previsto em projeto. Este trabalho teve como objetivo estudar a possível relação entre o número de infrações de excesso de carga e o desempenho dos pavimentos de duas rodovias no estado do Espírito Santo, a BR 262 e a BR 259. Para isso, se fez uso de dados do Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) do Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para obter a evolução da condição do pavimento destas rodovias ao longo dos anos de 2013, 2014, 2017 e 2018, e dos registros, deste mesmo Órgão, de infrações de excesso de carga cometidos também nestas rodovias entre os anos 2017 e 2019. Somou-se a essa caracterização, as classificações do pavimento rodoviário de ambas as rodovias realizadas pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) entre os anos de 2013 e 2019. Para se obter a porcentagem de caminhões infratores, utilizou-se os dados de contagem e classificação veicular dos equipamentos eletrônicos de controle de velocidades do Programa Nacional de Controle de Velocidade (PNCV). Pôde-se observar que a porcentagem de caminhões infratores é de 0,76% do total de veículos de carga para a BR 262 e 0,72% para a BR 259. Além disso, foi possível comparar a deterioração média das duas rodovias, sendo mais acentuada no caso da BR 262 que teve o seu Índice de Irregularidade Longitudinal Internacional (IRI) passando de 2,44 em 2013 para 3,59 em 2018, enquanto na BR 259, neste mesmo período, teve seu IRI acrescido de 2,10 a 2,36. Por fim, também se observou que, nas duas rodovias, a classificação do pavimento realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) diverge consideravelmente da obtida a partir do IRI médio delas.
Abstract: The road transport is very used around of the world, both for people transport and for charge transport. In Brazil, it is responsable for 60% of all charge transport, resulting in intense traffic of trucks in brazilian highways, with or without road pavement. Even if a good part of this highways was correctly designed, is important has a charge traffic control, to ensure its correct use, as provided in the project. However, as seen in countries like Portugal, Ecuador, Pakistan, Indonesia, United States and Brazil, the laws that limit loads are not always obeyed, therefore, the pavement is deteriorated and the service life is reduced beyond expected. This work had for objective study the consequence of the overload in the pavement of two highways of the state of Holy Spirit, the BR 262 and the BR 259. For this, was used data from the Pavement Management System (SGP) of the National Department of Transport Infrastructure (DNIT) to get the evolution of the condition of the pavement of this two highways over the years 2013, 2014, 2017 and 2018, and the records of excesso load violations in this highways, from DNIT, between the years of 2017 and 2019. To get the percentage of offending trucks, was used the data of vehicle counting and classification obtained from eletronic speed control equipament of the National Speed Control Program (PNCV). Was possible to observed that the percentage of offending trucks is 0,76% of all cargo vehicles to BR 262 and 0,72% to BR 259. Besides that, was possible to compare the avarege deterioration of both highways, being more intense in the case of BR 262 which had its International Longitudinal Irregularity Index (IRI), going from 2,44, in 2013, to 3,59 in 2018, while the BR 259, in the same period, had its IRI increased from 2,10 to 3,36. Lastly, it was also observed that in the both highways the National Transport Confederation (CNT) pavement classification diverges from that obtained from their avarege IRI.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
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