Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Jardim, Vanessa de Souza | - |
dc.contributor.author | Lima, Gesiel Ferreira | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Gesiel Ferreira. O ensino coletivo de violino: um estudo na Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França unidade Jaraguá. 2023. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o ensino coletivo de violino na Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França (EFGABF), por meio da Rede de Orquestras Jovens de Goiás (ROJG), Unidade Jaraguá-GO. Contempla como objetivo geral compreender como acontece o ensino coletivo de violino na Rede de Orquestras Jovens de Goiás (ROJG), unidade Jaraguá-GO, especificamente, optou-se por conhecer de que forma o professor planeja as aulas; identificar as estratégias de ensino que são utilizadas nas aulas coletivas de violino e refletir sobre as propostas que emergiram a partir dos dados da pesquisa. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa qualitativa e descritiva, tendo como instrumento de coleta
de dados um questionário aplicado via Google Forms. A abordagem teórica, fundamentou-se em autores como: Cruvinel (2003), Dias (2017), Petrolino (2010), Silva (2022) e Ying (2007 e 2012) e Suzuki (2008). Espera-se que este estudo possa contribuir com trabalhos referente às práticas musicais coletivas no ensino de violino, bem como enfatizar a prática pedagógica musical no ensino do referido instrumento, servindo como referência para futuros trabalhos e pesquisas na área de Educação Musical. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino coletivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violino - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instrumentos musicais - instrução e estudo | pt_BR |
dc.title | O ensino coletivo de violino : um estudo na Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França unidade Jaraguá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-21T16:33:49Z | - |
dc.date.available | 2024-05-21T16:33:49Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38590 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This course conclusion work has as its theme the collective teaching of violin at the Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França (EFGABF), through the Rede de Orquestras Jovens de Goiás (ROJG), Jaraguá-GO Unit. Its general objective is to understand how collective violin teaching happens in the Rede de Orquestras Jovens de Goiás (ROJG), Jaraguá-GO unit, specifically, it was decided to know how the teacher plans the classes; identify the teaching strategies that are used in collective violin classes and reflect on the proposals that emerged from the research data. The methodology used in this study was qualitative and descriptive
research, using a questionnaire administered via Google Forms as a data collection instrument. The theoretical approach was based on authors such as: Cruvinel (2003), Dias (2017), Petrolino (2010), Silva (2022) and Ying (2007 and 2012) and Suzuki (2008). It is hoped that this study can contribute to work relating to collective musical practices in teaching violin, as well as emphasizing musical pedagogical practice in teaching that instrument, serving as a reference for future work and research in the area of Musical Education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|