Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Recôva, Simone Lacorte | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Gabriel Schrammel de | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Gabriel Schrammel de. Recursos didáticos no ensino coletivo na Oficina de Violões de Ulisses Higino. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho abordou a pesquisa centrada nos recursos didáticos do professor Ulisses Higino nas aulas da Oficina de Violões, projeto de autoria do educador que acontece no Distrito Federal em diversas localidades. A pergunta central envolveu os recursos utilizados por Higino em lições práticas de violão em aulas coletivas, recursos estes que envolvem o material didático e outros elementos usados em sala de aula. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica acerca do ensino coletivo, acompanhamento de aulas do professor, análise do material didático elaborado por ele e uma entrevista para compreender sua trajetória e suas práticas. A pesquisa apresentou o desenvolvimento do projeto do professor e sua trajetória como educador. Foi exposto também o material didático em conjunto com suas orientações e forma como é abordado durante as aulas, além de explicar outros recursos didáticos utilizados no processo de ensino. Ao final destaca-se a relevância das apresentações na Oficina de Violões do professor Higino e da escolha do repertório, considerando a
diversidade de idade na turma. A pesquisa revela uma compreensão abrangente dos recursos didáticos de Higino, contribuindo para o enriquecimento do campo da educação musical. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violão - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino coletivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material didático | pt_BR |
dc.title | Recursos didáticos no ensino coletivo na Oficina de Violões de Ulisses Higino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-21T16:14:57Z | - |
dc.date.available | 2024-05-21T16:14:57Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38589 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work addressed research focused on the teaching approach of Ulisses Higino in the Guitar Workshop classes, a project of his ownership that takes place in different localities in Distrito Federal. The central question involved the pedagogical resources used by Higino in practical guitar lessons within a group setting, these resources includes both instructional materials and other techniques employed in the classroom. The method included a literature review on collective teaching, observation of the teacher's classes, analysis of his instructional materials, and an interview to comprehend his trajectory and practices. The research presented the evolution of the professor's project and his journey as an educator. The instructional materials were also elucidated, along with the guidelines and how they are approached during classes, explaining other pedagogical resources used in the teaching process. The significance of public performances in Higino's Guitar Workshop and the repertoire selection, considering the age diversity in the class, are highlighted. The research
provides a comprehensive understanding of Higino's pedagogical resources, contributing to the enrichment of the field of music education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|