Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38587
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielGuimaraesDeOliveira_tcc.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCernev, Francine Kemmer-
dc.contributor.authorOliveira, Gabriel Guimarães de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gabriel Guimarães de. A gamificação nas aulas de música: uma proposta pedagógica para alunos do ensino fundamental I. 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho estuda o uso das metodologias ativas como estratégia motivacional no contexto da educação musical a partir da gamificação. O estudo apresenta uma proposta pedagógica que consiste em quatro atividades musicais gamificadas, sendo duas utilizando tecnologias digitais e duas realizadas de forma analógica. A pesquisa explora a importância da gamificação na educação musical escolar, destacando seu potencial para engajar os alunos, promover a consolidação do aprendizado e desenvolver habilidades musicais. Através da análise das atividades propostas, o trabalho demonstra possibilidades da gamificação nas aulas de música do Ensino Fundamental I, oferecendo alternativas tanto para escolas com recursos tecnológicos quanto para aquelas com limitações tecnológicas. O estudo contribui com avanços para a área, principalmente ao evidenciar benefícios de trabalhar com metodologias ativas, especificamente a gamificação, e apresentando uma proposta pedagógica prática para enriquecer o ensino da música nesse nível de ensino.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGamificaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologias educacionaispt_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.subject.keywordMetodologia ativapt_BR
dc.titleA gamificação nas aulas de música : uma proposta pedagógica para alunos do ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-21T16:01:21Z-
dc.date.available2024-05-21T16:01:21Z-
dc.date.submitted2023-07-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38587-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This present study investigates the use of active methodologies as a motivational strategy in the context of music education through gamification. The study presents a pedagogical proposal consisting of four gamified music activities, with two utilizing digital technologies and two carried out in an analog manner. The research explores the importance of gamification in school music education, highlighting its potential to engage students, promote the consolidation of learning, and develop musical skills. By analyzing the proposed activities, this work demonstrates the possibilities of gamification in music classes for Elementary School I, offering alternatives for schools with technological resources as well as those with technological limitations. The study contributes advancements to the field, particularly by highlighting the benefits of working with active methodologies, specifically gamification, and presenting a practical pedagogical proposal to enrich music education at this level.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.