Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38583
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_Producao_Eter_Metil_Terc_Butilico_tcc.pdf3,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção de éter metil-terc-butílico a partir do isobuteno obtido pelo craqueamento de etileno
Autor(es): Rocha, Amanda Spinola da
Iturra, Artur Ian Flores
Nascimento, Daniel Chagas
Karaja, Daniel Mahmoud Santos
Luz, Eliardo da Silva Pinheiro
Barbosa, Guilherme Fonseca
Silva, Igor Ralf da
Sales, Jonas Lee de Sousa
Silva, José Felipe de Aguiar e
Andrade, Larissa Passos de
Cavalcante, Matheus Iago Silva
Muniz, Mayara Bezerra
Santos, Natasha Oliveira dos
Nogueira, Pedro Henrique Cavalcante Soares
Gothardo, Rafaella de Oliveira
Soares, Raquel Vilela
Silvério, Rebeca de Cássia Pereira
Cipriano, Rebeca Delmondes Rocha
Scarpatt, Ricardo Figueiredo
Orientador(es): Linares León, José Joaquín
Assunto: Planta industrial
Torres de destilação
Éteres
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 21-Mai-2024
Referência: ROCHA, Amanda Spinola da et al. Produção de éter metil-terc-butílico a partir do isobuteno obtido pelo craqueamento de etileno. 2023. 136 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo projetar uma unidade de produção de éter metil-terc-butílico (MTBE) a partir de metanol e de isobuteno presente em uma fração C4 de petróleo com capacidade de processamento de 65.600 toneladas dessa fração por ano, com conversão de 97% do isobuteno em MTBE. Para tal objetivo, toda a unidade foi simulada no software Aspen HYSYS, incluindo os reatores químicos e todas as operações unitárias necessárias para a purificação do produto: troca de calor, incluindo sistemas de integração energética, bombeamento, destilação e absorção. O projeto também inclui dois sistemas de reciclo de materiais, o primeiro de metanol não reagido e o segundo de água para a coluna de extração líquido-líquido. Todos os equipamentos foram simulados e posteriormente dimensionados e a primeira torre de destilação, os vasos e os reatores foram otimizados para ter o menor custo possível. O sistema de controle de processos dessa unidade também foi projetado, de forma a manter a planta segura e nas melhores condições de operação possíveis, e todos os seus componentes, incluindo indicadores, controladores, alarmes, intertravamentos e válvulas de segurança, foram apresentados. Foram criados diagramas dos tipos PFD e P&ID para melhor visualização dos processos da unidade. Por fim, análises de impacto ambiental, com o intuito de descrever qualitativamente os principais problemas ambientais e suas possíveis soluções, e de economia do processo, que verificaram que a planta é rentável, foram feitas
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.