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Título: Cosméticos anidros e desafios da sustentabilidade brasileira : uma revisão de literatura
Autor(es): Oliveira, Izabelle Barbosa de
Orientador(es): Silva, Elton Clementino da
Assunto: Cosméticos
Sustentabilidade
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 30-Jan-2023
Data de publicação: 21-Mai-2024
Referência: OLIVEIRA, Izabelle Barbosa de. Cosméticos anidros e desafios da sustentabilidade brasileira: uma revisão de literatura. 2023. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A sustentabilidade é um conceito almejado pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sendo uma urgência necessária para a promoção de mudanças e a criação de tecnologias visando a preservação dos recursos ambientais, como, por exemplo, a água. O Brasil contou ao longo dos anos com diversos eventos de crises hídricas, cuja piora é avaliada para daqui a 30 anos. Esse agravo e perda na esfera ecológica tornou-se de grande interesse aos cientistas ambientais e às autoridades governamentais e a sociedade. Relatórios lançados pela Worth Global Style Network acerca do consumidor do futuro descreveu um novo fenômeno denominado “eco-ansiedade”, um sentimento de ansiedade agravado pela preocupação crônica gerada pelo deterioramento da natureza e suas consequências para as populações. As inovações tecnológicas surgiram no mercado para suprir as necessidades e as demandas dos consumidores, e atualmente, uma delas configura-se como a aquisição e o uso de cosméticos eco-friendly alinhados aos seus valores morais de preservação ao meio ambiente. Este estudo realizou um levantamento bibliográfico e uma revisão de patentes acerca da prospecção tecnológica de cosméticos anidros na base de dados Scopus, Google Acadêmico e Periódicos capes. Os resultados da literatura consultada descrevem diversas vantagens e algumas desvantagens dos cosméticos anidros. Por sua natureza intrínseca de menor conteúdo de água, esses produtos possuem menor contaminação microbiana, menor necessidade de uso de conservantes sintéticos, maior vida de prateleira, maior concentração de princípios ativos por proporção do produto e dentre outros. Das desvantagens mencionadas, muitas delas são consequências da pouca existência de estudos visando o desenvolvimento de novas formulações e do desconhecimento da existência dessa alternativa por parte do consumidor-alvo, levando a um encarecimento do produto devido à baixa demanda.
Abstract: The sustainability is longed for by the Sustainable Development Goals, being a demand to promote the necessary changes and creations of new technologies to help to preserve environmental resources, such as water. Over the years, Brazil has faced a significant amount of water crises events, and its worsening is conjectured for 30 years from now. The harm and loss in the ecosphere became the principal theme of concern not only of environmental scientists and authorities, but also to society. Reports released by the Worth Global Style Network about the “consumer of the future” described a new phenomenon called “eco-anxiety”, a feeling of anxiety aggravated by a chronic worry with the deterioration of nature and its consequences in the future. Technological innovations are released on the market to meet the needs of these new consumers. Currently, one of these new ideas is the acquisitions and use of sustainable cosmetics that are in consonance with the eco-moral values. This study carries out a bibliographic survey and a review of patents about the technological prospection of anhydrous/waterless cosmetics, which are free or with a low percentage of water in their composition. Due to its intrinsic low water activity, this category demonstrates less microbial contamination, less need for the use of synthetic preservatives, longer shelf life, higher concentration of active ingredients per proportion of the product, and among others. As for the disadvantages, many of them are consequences of the lack of studies pursuing the development of new formulations and the absence of knowledge - by the target consumer - of waterless cosmetics alternatives, leading to an increase in the price of these products due to low demand.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.
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Aparece na Coleção:Farmácia - Campus UnB Ceilândia



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