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Título: Insulinoterapia em pacientes transplantados renais : uma proposta de educação em saúde
Autor(es): Nunes, Igor Feitosa
Orientador(es): Galato, Dayani
Assunto: Insulinoterapia
Diabetes - tratamento
Transplante de órgãos, tecidos, etc.
Data de apresentação: 31-Jan-2023
Data de publicação: 21-Mai-2024
Referência: NUNES, Igor Feitosa. Insulinoterapia em pacientes transplantados renais: uma proposta de educação em saúde. 2023. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O transplante renal é uma técnica cirúrgica utilizada para substituição da função renal quando esta não está acontecendo da forma adequada. É uma técnica segura e garante uma maior sobrevida e qualidade de vida ao receptor. Uma das complicações possíveis após o transplante é o surgimento do diabetes mellitus pós-transplante (DMPT), condição na qual há um nível anormal de glicemia devido a fatores relacionados após o transplante de órgãos, como o uso de imunossupressores e corticoides. Nos pacientes com a diabetes já diagnosticada no momento do transplante, observa-se na maioria uma piora do controle glicêmico, geralmente associada à terapia imunossupressora. O uso de tecnologias educativas pode auxiliar no manejo dos pacientes transplantados com diabetes. Objetivo: Elaborar uma proposta de programa educativo para orientar pacientes do ambulatório de transplante renal do Hospital Universitário de Brasília (HuB) em uso de insulinas. Método: Trata-se de um estudo metodológico para o desenvolvimento de um programa de educação em saúde voltada aos pacientes transplantados renais diabéticos em uso de insulinas do Hospital Universitário de Brasília a partir da percepção dos pacientes e profissionais acerca da necessidade de entendimento sobre esta condição. Resultados: Foram entrevistado nove pacientes transplantados em uso de insulinas e verificado quais seriam as principais tecnologias educativas que facilitariam o uso e entendimento sobre este medicamento e sobre o diabetes mellitus, verificou-se ainda a percepção de sete profissionais do serviço, dentre eles médicos, enfermeiros e psicólogos, quais seriam as ferramentas que estes acreditam que seriam úteis no manejo do DMPT. Foi determinado o perfil dos pacientes que utilizam insulina e verificou-se que há pacientes que utilizavam insulina antes do transplante e continuam a utilizar no pós-transplante e pacientes que nunca tiveram contanto com o medicamento e agora necessitam utilizá-lo, esta diferença de perfil também reflete a necessidade de uma manejo especial para cada caso. Foi desenvolvido ainda uma tabela de controle glicêmico e adotado pelo serviço de transplante, bem como uma cartilha de cuidado ao paciente transplantado diabético com um compilado das informações mais importantes que estes precisam ter acesso sobre autocuidado. Conclusão: O paciente em uso de insulinas precisa ter uma boa adesão aos medicamentos para que o transplante como terapia substitutiva seja um sucesso. Para isso o uso de materiais educativos podem ser úteis para auxiliá-los neste processo. É necessário que os profissionais de saúde utilizem destes materiais como forma de subsidiar a sua abordagem e garantir maior entendimento do paciente acerca de sua condição em saúde.
Abstract: Introduction: Kidney transplantation is a surgical technique used to replace kidney function when it is not happening adequately. It is a safe technique and guarantees a greater survival and quality of life for the recipient. One of the possible complications after transplantation is post-transplant diabetes mellitus (PTDM), a condition in which there is an abnormal blood glucose level due to factors related after organ transplantation, such as the use of immunosuppressants and corticosteroids. The use of educational technologies can help in the handling of the patient who has been diagnosed with PTLD. Objective: Elaboration of a proposal for an educational program to guide patients of the renal transplant ambulatory of the University Hospital of Brasilia (HUB) in use of insulins. Method: This is a methodological study for the development of a health education program aimed at diabetic kidney transplant patients using insulin at the HUB from the perception of patients and professionals about the need to understand this condition. Results: Nine transplant patients on insulin were interviewed, and the main educational technologies that would facilitate the use and understanding of this medication and of diabetes mellitus were verified, it was also verified the perception of seven professionals in the service, among them doctors, nurses, and psychologists, what tools they believe would be useful in the management of PTDM. The profile of patients using insulin was determined and it was found that there are patients who used insulin before transplantation and continue to use it post-transplantation and patients who never had contact with the drug and now need to use it, this difference in profile also reflects the need for a special management for each case. A glycemic control table was also developed and adopted by the transplant service, as well as a booklet of care for diabetic transplant patients with a compilation of the most important information that they need to have access to about self-care. Conclusion: Patients on insulin therapy need to have good adherence to the medication in order for the transplant as a substitute therapy to be successful. For this, the use of educational materials can be useful to help them in this process. It is necessary that health professionals use these materials as a way to support their approach and ensure a better understanding of the patient's health condition.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.
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