Título: | Insulinoterapia em pacientes transplantados renais : uma proposta de educação em saúde |
Autor(es): | Nunes, Igor Feitosa |
Orientador(es): | Galato, Dayani |
Assunto: | Insulinoterapia Diabetes - tratamento Transplante de órgãos, tecidos, etc. |
Data de apresentação: | 31-Jan-2023 |
Data de publicação: | 21-Mai-2024 |
Referência: | NUNES, Igor Feitosa. Insulinoterapia em pacientes transplantados renais: uma proposta de educação em saúde. 2023. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O transplante renal é uma técnica cirúrgica utilizada para substituição da função
renal quando esta não está acontecendo da forma adequada. É uma técnica segura e garante uma
maior sobrevida e qualidade de vida ao receptor. Uma das complicações possíveis após o
transplante é o surgimento do diabetes mellitus pós-transplante (DMPT), condição na qual há
um nível anormal de glicemia devido a fatores relacionados após o transplante de órgãos, como
o uso de imunossupressores e corticoides. Nos pacientes com a diabetes já diagnosticada no
momento do transplante, observa-se na maioria uma piora do controle glicêmico, geralmente
associada à terapia imunossupressora. O uso de tecnologias educativas pode auxiliar no manejo
dos pacientes transplantados com diabetes. Objetivo: Elaborar uma proposta de programa
educativo para orientar pacientes do ambulatório de transplante renal do Hospital Universitário
de Brasília (HuB) em uso de insulinas. Método: Trata-se de um estudo metodológico para o
desenvolvimento de um programa de educação em saúde voltada aos pacientes transplantados
renais diabéticos em uso de insulinas do Hospital Universitário de Brasília a partir da percepção
dos pacientes e profissionais acerca da necessidade de entendimento sobre esta condição.
Resultados: Foram entrevistado nove pacientes transplantados em uso de insulinas e verificado
quais seriam as principais tecnologias educativas que facilitariam o uso e entendimento sobre
este medicamento e sobre o diabetes mellitus, verificou-se ainda a percepção de sete
profissionais do serviço, dentre eles médicos, enfermeiros e psicólogos, quais seriam as
ferramentas que estes acreditam que seriam úteis no manejo do DMPT. Foi determinado o perfil
dos pacientes que utilizam insulina e verificou-se que há pacientes que utilizavam insulina antes
do transplante e continuam a utilizar no pós-transplante e pacientes que nunca tiveram contanto
com o medicamento e agora necessitam utilizá-lo, esta diferença de perfil também reflete a
necessidade de uma manejo especial para cada caso. Foi desenvolvido ainda uma tabela de
controle glicêmico e adotado pelo serviço de transplante, bem como uma cartilha de cuidado ao
paciente transplantado diabético com um compilado das informações mais importantes que
estes precisam ter acesso sobre autocuidado. Conclusão: O paciente em uso de insulinas
precisa ter uma boa adesão aos medicamentos para que o transplante como terapia substitutiva
seja um sucesso. Para isso o uso de materiais educativos podem ser úteis para auxiliá-los neste
processo. É necessário que os profissionais de saúde utilizem destes materiais como forma de
subsidiar a sua abordagem e garantir maior entendimento do paciente acerca de sua condição
em saúde. |
Abstract: | Introduction: Kidney transplantation is a surgical technique used to replace kidney
function when it is not happening adequately. It is a safe technique and guarantees a
greater survival and quality of life for the recipient. One of the possible complications
after transplantation is post-transplant diabetes mellitus (PTDM), a condition in which
there is an abnormal blood glucose level due to factors related after organ transplantation,
such as the use of immunosuppressants and corticosteroids. The use of educational
technologies can help in the handling of the patient who has been diagnosed with PTLD.
Objective: Elaboration of a proposal for an educational program to guide patients of the
renal transplant ambulatory of the University Hospital of Brasilia (HUB) in use of
insulins. Method: This is a methodological study for the development of a health
education program aimed at diabetic kidney transplant patients using insulin at the HUB
from the perception of patients and professionals about the need to understand this
condition. Results: Nine transplant patients on insulin were interviewed, and the main
educational technologies that would facilitate the use and understanding of this
medication and of diabetes mellitus were verified, it was also verified the perception of
seven professionals in the service, among them doctors, nurses, and psychologists, what
tools they believe would be useful in the management of PTDM. The profile of patients
using insulin was determined and it was found that there are patients who used insulin
before transplantation and continue to use it post-transplantation and patients who never
had contact with the drug and now need to use it, this difference in profile also reflects
the need for a special management for each case. A glycemic control table was also
developed and adopted by the transplant service, as well as a booklet of care for diabetic
transplant patients with a compilation of the most important information that they need
to have access to about self-care. Conclusion: Patients on insulin therapy need to have
good adherence to the medication in order for the transplant as a substitute therapy to be
successful. For this, the use of educational materials can be useful to help them in this
process. It is necessary that health professionals use these materials as a way to support
their approach and ensure a better understanding of the patient's health condition. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Farmácia - Campus UnB Ceilândia
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