Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinezi, Gabriel Victor Rocha | - |
dc.contributor.author | Chaves, Viviane Aquino | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Viviane Aquino. A recuperação da história sob uma perspectiva decolonial no romance O som do rugido da onça. 2023 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras - Português) —Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusao de Curso propde um estudo do romance historico O som do
rugido da onga (2021), de Micheliny Verunschk, com a finalidade de compreender a
importancia de narrativas literarias e historicas que questionem o pensamento hegemonico
ocidental. Para tal, este trabalho aborda aspectos bibliograficos da autora e examina seu
projeto critico literario, a fim de entender como o romance em questdo se insere neste. A
partir dos conceitos de Ainsa (1991) e Menton (1993), serdo apuradas as maneiras pelas quais
o género literario denominado “novo romance histoérico latino-americano” tece narrativas que
abordam a tematica da colonialidade, ainda presente nos dias atuais. Sera abordado o tema do
pensamento decolonial, conforme as ideias de Mignolo (2018) e Quijano (2005,2009)
Apresentara um panorama da representagdo indigena na literatura brasileira, a fim de
demonstrar como a obra de Verunschk aborda essa temática, dentro dos conceitos de
“indianismo revisitado”, de Galvao (1979). Também serao abordados o perspectivismo
indigena, fundamentando-se em Viveiros de Castro (2002), mostrando como esse conceito se
relaciona com a obra em questdo. Por fim, compreende-se a obra de Micheliny Verunschk
como um ato decolonial que repensa a historia do Brasil sob a perspectiva historicamente
silenciada do indigena. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Romance (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.title | A recuperação da história sob uma perspectiva decolonial no romance O som do rugido da onça | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-20T15:56:39Z | - |
dc.date.available | 2024-05-20T15:56:39Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38558 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Course Completion Work proposes a study of the historical novel O som do rugido da
onga (2021), by Micheliny Verunschk, in order to understand the importance of literary and
historical narratives that question western hegemony. To this end, this work addresses
bibliographic aspects of the author and examines her literary project, in order to understand
how the novel in question fits into it. Based on the concepts of Ainsa (1991) and Menton
(1993), the ways in which the literary genre called “Latin America's new historical novel”
weaves narratives that address the theme of coloniality, still present today, will be
investigated. The theme of decolonial thinking will be addressed, according to the ideas of
Mignolo (2018) and Quijano (2005, 2009). An overview of indigenous representation in
Brazilian literature will be presented, in order to demonstrate how Verunschk's work
addresses this theme. within the concepts of "indianism revisited", by Galvao (1979). The
themes of indigenous perspectivism will also be addressed, based on Viveiros de Castro
(2002), showing how that concept relates to the work in question. Finally, the work of
Micheliny Verunschk is understood as a decolonial act that rethinks the history of Brazil from
the historically silenced perspective of the indigenous. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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