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Título: Acolhimento na atenção primária a saúde : estratégia saúde da família
Autor(es): Fonseca, Vilma Carvalho Cunha
Orientador(es): Marques, Sonirza Corrêa
Assunto: Sistema Único de Saúde (Brasil)
Humanização dos serviços de saúde
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 20-Mai-2024
Referência: FONSECA, Vilma Carvalho Cunha. Acolhimento na atenção primária a saúde: estratégia saúde da família. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente Monografia discorre sobre a temática acolhimento na atenção primaria à saúde, estratégia saúde da família. O objetivo desse estudo foi estudar sobre o ato de acolhimento na Estratégia Saúde da Família. A partir de produções literárias tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica. Que nos trás a conceituação de acolhimento de acordo com a Política Nacional e Humanização (PNH), “O acolhimento é uma das diretrizes desta política que não tem local nem hora certa para acontecer, nem profissional específico para atender: um trabalho inerente aos serviços de saúde. O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e na responsabilização pela a resolução, em articulação com as redes de compartilhamento de saberes. Acolher é um compromisso de resposta dos cidadãos que procuram os serviços de saúde”. Inúmeras pesquisas são realizadas com essa temática, uma vez que se ver a necessidade de bom atendimento nas unidades de saúde. Visto que o sistema de saúde necessita de uma reorganização em seu sistema, sendo o acolhimento e a humanização partes fundamentais nas praticas de saúde. Depois do estudo do tema certificou-se que as praticas de acolhimento são de suma importância e proporcionam benefícios para os usuários e as equipes de trabalho, pois promove um tratamento de respeito, dignidade e qualidade a população, conforme a Politica Nacional de Humanização. Na estratégia saúde da família é necessário um processo de construção para que possa ser acompanhados, discutidos, levantados conforme a realidade das unidades de saúde. O profissional precisa trabalhar utilizando da escuta com atenção, cuidado e respeito à dor do paciente, saber da história e do contexto em que se encontra. Segundo os autores o acolhimento é essencial na qualidade de vida é direito de todos e dever do estado, e a equipe de saúde como a porta de entrada vem proporcionar ao usuário o acolhimento digno e eficaz tanto para o paciente como para a unidade de saúde.
Abstract: The present monography deals with the thematic reception in primary health care, family health strategy. The objective of this study was to study the act of reception in the Family Health Strategy. From literary productions using bibliographical research methodology. Following the conception of reception according to the National Policy and Humanization (HNP), "Reception is one of the guidelines of this policy that has no place or time to happen, nor a specific professional to attend: work inherent to the services of Cheers. Reception is an ethical stance that implies listening to the users in their complaints, recognition of their role in the health process and accountability for resolution, in articulation with networks of knowledge sharing. To welcome is a commitment of response of the citizens who seek the services of health ". Numerous researches are carried out with this theme, once we see the level of good care in the health units. Since the health system needs reorganization in its system, being the reception and the humanization fundamental parts in the health practices. After studying the theme, it was verified that the host practices are of paramount importance and provide benefits to users and work teams, as it promotes a treatment of respect, dignity and quality of the population, according to the National Humanization Policy. In family health strategies a construction process is necessary so that it can be monitored, discussed, and raised according to the reality of the health units. The professional needs to work using attentive listening, care and respect for the patient's pain, knowing the history and the context in which they are. According to the authors the reception is essential in the quality of life is the right of everyone and the duty of the state, and the health team as the gateway provides the user with a dignified and effective reception for both the patient and the health unit.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
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